AM manaus felinos show 1087421

Felinos lideram ranking de castração dos últimos dez meses, em Manaus

Somente entre abril de 2015 e janeiro deste ano, ou seja, em 10 meses, um total de 8.142 animais foram castrados pelo CCZ em Manaus. Os gatos lideram o ranking: 4.445 felinos foram operados.

Por Lídia Ferreira

Os felinos são maioria no ranking de animais castrados em Manaus, número que inclusive dobrou no último ano com o serviço oferecido pelo “castramóvel”, duas unidades móveis do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Mesmo sendo uma prática conhecida, especialmente entre os tutores de cães e gatos, ainda há muitas dúvidas sobre a castração.

Considerada o método de controle de natalidade mais eficaz pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a castração é um procedimento cirúrgico que pode ser feito tanto em animais machos quanto fêmeas, por meio de técnicas minimamente invasivas. “A opção é indicada para quem quer evitar que seu animal se reproduza. Muita gente abandona a cria dos seus bichos de estimação, que ficam jogados na rua. Isso é um crime ambiental”, explica José Horácio Pereira, chefe do Núcleo de Controle da Raiva Humana e Animal, setor ligado a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Somente entre abril de 2015 e janeiro deste ano, ou seja, em 10 meses, um total de 8.142 animais foram castrados pelo CCZ em Manaus. Os gatos lideram o ranking: 4.445 felinos foram operados. “A maioria dos felinos vivem dentro de casa ou apartamento, então, isso estimula o interesse”, diz José Horácio.

O número é o dobro, comparado ao período que a junho 2014 e março de 2015. Nesse ano foram castrados 4.065, somente na sede do CCZ. “As unidades móveis facilitaram o acesso de quem mora nas zonas Norte e Leste. São feitos 15 procedimentos por dia. Os agendamentos são pela manhã e a cirurgia pela tarde, nem sempre ocorrem no mesmo dia, depende da agenda”.

Por que castrar?

Além da natalidade, há outros motivos para recomendar a castração, de acordo com o médico veterinário Shalako Chagas. Entre eles estão a redução dos sintomas durante o período fértil, como por exemplo, as marcas de territorialidade (em machos); agressividade, o sangramento e o uso de anticoncepcional (fêmeas), entre outros. “Usar esses medicamentos para evitar a gestação pode gerar um tumor no animal, desregula o ciclo da cadela e é preciso sempre está reaplicando. Portanto, não é recomendável”, explica.

Evitar o anticoncepcional e fazer a castração reduz em 80% a chance do animal ter algum tipo de câncer, reforça o especialista. “Isso não tira a felicidade do animal. Ele vai ter mais equilíbrio hormonal e outros prazeres, como brincar, ficar ao lado do dono, etc”, diz Chagas.

As cirurgias mais comuns são a orquiectomia, que é para os bichos do sexo masculino; já as do sexo feminino passam pela cirurgia do ovário-histerectomia, ou seja, a a remoção dos ovários e do útero. As duas são realizadas pelo CCZ de forma gratuita. “Toda intervenção cirúrgica tem certo risco, que a gente diminui com monitoramento,exames pré-cirúrgico e procedimento feito por profissional habilitado”, diz o médico veterinário.

Para garantir o sucesso da cirurgia, o recomendável é fazer os exames completos antes e com animais novos, a partir dos seis meses. “A taxa de insucesso é mínima, menos de 0,01%. É uma opção bem segura”, finaliza Shalako Chagas.

Exigências

  • Documentos solicitados no CCZ/castramóvel
  • Documento de identidade ( RG) e CPF;
  • Comprovante de residência para atestar que mora na mesma zona onde está indo fazer a castração;
  • Comprovante de vacina antirrábica do animal;
  • Dados básicos do animal, como nome e idade, por exemplo;

Recomendações

  • O animal precisa ter idade acima de três meses;
  • O animal precisa boas condições de saúde física;
  • O agendamento é feito antes do dia da castração;
  • A castração nos postos da Prefeitura de Manaus é gratuita, não podendo ser cobrado nada.

Serviço

O que ê: Shalako Chagas /Casa Beagle

Contato: (92) 3087-3005

O que ê: Centro de Controle de Zoonoses / Compensa

Contato: (92) 3216-8153/3625-2655

O que ê: Castramóvel

Onde: Rua das Rosas, número 1, bairro Jorge Teixeira – sede do Disa Leste

Onde: Rua Arinos, Conj. Viver Melhor, bairro Lago Azul

Fonte: A Crítica

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.