Figuras públicas juntam-se em campanha da Provedoria de Lisboa contra maus-tratos a animais

Ana Patrícia Carvalho, Clara de Sousa, Fátima Lopes, Iva Lamarão, Jani Gabriel, João Baião, Nuno Gama, Mauro Paulino, Pedro Paiva e Sérgio Rosado são figuras conhecidas dos portugueses e partilham todos pelo menos uma paixão: o amor pelos animais. É esse mesmo amor e respeito que os vai juntar, no próximo dia 12, no arranque da campanha “Animais e Pessoas – todas as vidas contam”, pelas 18h, na Biblioteca Palácio Galveias, no Campo Pequeno.
A campanha, promovida pela Provedoria Municipal dos Animais de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal, pretende sensibilizar contra os maus-tratos aos animais e debruça-se sobre o vínculo pessoas-animais e a empatia que lhes deve ser reconhecida.
Por isso mesmo, estará presente nos mupis da capital, entre 12 e 25 de julho, com o intuito de promover uma melhor compreensão deste fenómeno através de uma abordagem interdisciplinar – contando, para isso, com os contributos destas figuras públicas, reconhecidas pela sua genuína ligação à causa animal e permanente disponibilidade para combater o abandono e os maus-tratos dirigidos aos animais de companhia.
Campanha quer sensibilizar população
“Os maus-tratos contra animais de companhia são crime desde 2014 e várias pessoas foram já condenadas em primeira instância. No entanto, como é natural, isso não chega, daí me parecer que há um termo mais adequado a retrocesso: estagnação, que é o maior bloqueio da evolução e do progresso, no caso concreto, civilizacional. É preciso combater esta estagnação”, sublinha Pedro Paiva, Provedor dos Animais de Lisboa.
Lisboa, na sua Carta Municipal de Bem-Estar Animal, declara-se “uma cidade comprometida com a Declaração Universal dos Direitos dos Animais”, repudiando “toda a forma de violência exercida sobre os animais”, aponta Pedro Paiva em comunicado.
Segundo os números disponibilizados pela Provedoria, o abandono e maus-tratos a animais, nos últimos cinco, anos totalizou cerca de 10 mil crimes – com apenas apenas 17 detidos.
“A PSP dá também de conta que, igualmente em cinco anos, registou 1.615 crimes de abandono de animais e 2.278 situações de maus-tratos, num total de 4.402. Já a GNR contabilizou 5.330 crimes, 3.385 dos quais por maus-tratos a animais e 1.945 por abandono, tendo este tipo de criminalidade registado em 2022 o valor mais alto desde que há registos”, refere a Provedoria dos Animais de Lisboa.
É precisamente para que haja uma reflexão sobre a dureza destes números e desta realidade que vai ser lançada a campanha. “Em Lisboa todas as vidas contam”, frisa Pedro Pava.
Percorra a galeria para ver alguns dos animais das figuras que vão dar a cara por esta campanha.
Por Alexandra Ferreira
Fonte: Pit / mantida a grafia lusitana original