Filhote de baleia achado em Peruíbe, SP, é o 10º a aparecer morto em SP

Filhote de baleia achado em Peruíbe, SP, é o 10º a aparecer morto em SP

Ao todo, dez baleias já foram encontradas mortas no litoral de São Paulo. Jubarte foi encontrada em estado avançado de decomposição.

Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto, na noite da última terça-feira (26), na praia de Peruíbe, no litoral de São Paulo. Este é o décimo animal encontrado morto na Baixada Santista ou no Vale do Ribeira apenas neste ano.

De acordo com informações do biólogo Thiago Nascimento, do Gremar e do PMP (Projeto de Monitoramento de Praias), o animal encalhou no início da noite. “Ele foi avistado dentro da água no período da tarde, mas só encalhou de noite. É um filhote e em estado avançado de decomposição”, diz.

Segundo apurado pelo G1, dez baleias foram encontradas mortas em praias do litoral sul Paulista desde o mês de maio. Duas delas em Peruíbe, uma em Santos, três encalharam em Guarujá, três em Ilha Comprida, na região do Vale do Ribeira [sendo a última na manhã deste domingo] e uma em Mongaguá.

Segundo Cristian Negrão, biólogo que atua na região do Vale do Ribeira, as baleias percorrem o litoral sul de São Paulo para se alimentar. “Elas geralmente ficam mais para o Norte do país, mas aqui é uma área de passagem destas baleias. Por ter uma grande biodiversidade marinha e muitos cardumes, este animal pode ter vindo à região em busca de alimento”, afirma.

SP Peruibe filhote baleia achado 10 aparecer morto2

Fonte: G1

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.