Filhote de baleia de 8 metros e duas toneladas é encontrado morto no RS

Filhote de baleia de 8 metros e duas toneladas é encontrado morto no RS

Parte do animal estava envolto em uma rede de pesca. Filhote de baleia jubarte foi visto na beira da praia pela manhã.

RS Tramandai baleia morta1

Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (3) na beira-mar de Nova Tramandaí, em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a Patrulha ambiental da Brigada Militar (Patram), o animal tem 8 metros de comprimento e pesa cerca de duas toneladas.

RS Tramandai baleia morta2

O Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi acionado pela Patram. Entretanto, devido ao estado de greve dos servidores, o trabalho de retirada do animal do local e enterro está sendo realizado durante a tarde pela Prefeitura de Tramandaí.

De acordo com a Patrulha Ambiental, parte do animal estava envolto em uma rede. O material encontrado pode ser usado em pesca de arrasto, atividade permitida a partir de uma distância de 3 milhas da costa, ou em rede fixa.

Segundo o sargento Antônio Ubirajara Barcellos, da Patram, o animal estava machucado. É provável que tenha se debatido ao ser envolta na rede, feita de uma corda grossa. 

“É um crime ambiental matar um animal desses, uma espécie indefesa e importante para o nosso meio ambiente. Mas é difícil responsabilizar alguém, pois não sabemos exatamente onde a rede estava”, diz o sargento.

Na quinta-feira (2), uma baleia da mesma espécie foi encontrada em Arroio do Sal, também no Litoral Norte. O animal tinha 7,3 metros de comprimento.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.