Filhote de baleia é encontrado morto na Praia de Juquehy em São Sebastião, SP

Filhote de baleia é encontrado morto na Praia de Juquehy em São Sebastião, SP
A baleia ainda deve ser estudada por especialistas — Foto: Reprodução/PMSS

Um filhote de baleia-jubarte foi encontrado morto nesta segunda-feira (31) na Praia de Juquehy em São Sebastião (SP). O corpo ainda deve ser removido nesta terça-feira (1°) e ainda não se sabe o que teria provocado a morte do animal.

De acordo com Júlio Cardoso, coordenador e pesquisador do Projeto Baleia à Vista, o animal é um filhote, tem pouco mais de um ano de vida e mede aproximadamente oito metros. A suspeita é que ele tenha morrido a alguns quilômetros da costa e foi levado pela força das ondas.

O especialista acredita que a baleia-jubarte encontrada morta estava migrando para a região do Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, em busca de águas mais quentes durante o inverno.

O corpo do animal ainda não havia sido retirado durante a manhã desta terça-feira. Equipes do Instituto Argonauta tentaram recolher o corpo, mas a maré atrapalhou a operação. Especialistas ainda vão fazer exames na baleia para confirmar a causa da morte.

Ainda de acordo com Júlio Cardoso, o número de baleias passando pela região aumentou e muito comparado a 2020. “Ano passado a gente teve até o dia 31 de maio apenas seis registros de baleias passando pelo Litoral Norte. Neste ano a gente já contabilizou mais de 50 jubartes passando pela região”, informou o pesquisador.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.