Filhote de baleia é resgatado após ficar preso em rede de pesca no litoral norte de SC; VÍDEO

Filhote de baleia é resgatado após ficar preso em rede de pesca no litoral norte de SC; VÍDEO

Um filhote de baleia foi resgatado por pescadores após ficar preso a uma rede de pesca neste sábado (5), em Penha, no Litoral Norte catarinense (veja vídeo abaixo).

De acordo com os pescadores, o animal ficou envolto por uma rede e não conseguia sair do local. O desemalhe foi feito durante horas e o filhote foi liberado.

Órgãos ambientais foram avisados e estão monitorando a região.
 
Normalmente, esse tipo de mamífero é visto a partir de junho, quando estão vindo do Sul e migrando para o Norte. Santa Catarina está na rota migratória.

Segundo Karina Groch, bióloga e coordenadora do Instituto Australis, que monitora e trabalha para proteção de baleias, a diferença é que agora as baleias, que geralmente transitam por alto mar, estão se aproximando mais da costa. Ainda não se sabe se este fluxo pode ter também relação com disponibilidade de alimentos.

Desde 2014, tem aumentado o número de baleias-jubarte vistas no litoral catarinense. “Em 2015, começamos a ter encalhes de baleia-jubarte. Aí passamos a ter avistagens, esporadicamente, de vez em quando tem, mas avistagens aleatórias e encalhes de vez em quando de baleias mortas”, reforça Karina sobre o diferencial deste ano. Em 2020 não houve relatos de avistagens. 

O que posso fazer se encontrar um animal marinho morto ou debilitado?
 
Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341:

  • mantenha distância e ajude a isolar a área;
  • evite contato desses mamíferos ou outros animais silvestres com bichos de estimação, pois eles podem transmitir doença entre si. Os cachorros também podem atacar o animal.
  • evite tirar fotos com o uso de flash, nem forneça alimentos ou force o animal a entrar na água.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.