Filhote de baleia encalhada em SE é devolvida ao mar

Filhote de baleia encalhada em SE é devolvida ao mar

O animal de quatro metros encalhou na praia Sarney.

SE baleia encalhada

Um filhote de baleia da família jubarte foi recolocado no mar nesta quinta-feira, 6, após uma ação coletiva de equipes especializadas da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e Bombeiros. Eles trabalharam por um pouco mais de duas horas conseguindo devolvê-lo ao seu habitat e irão monitorá-la por 48 horas.

O mamífero de aproximadamente quatro metros e estimativa de uma tonelada e meia encalhou na praia do Refúgio, localizada na Rodovia José Sarney no início desta tarde. Os técnicos acalmaram o animal, avaliaram sua saúde e os bombeiros conseguiram desencalhá-lo e reconduzi-lo na segunda tentativa. “Esta é uma atividade de resgate que faz parte do programa regional de monitoramento de encalhes e anormalidades. Uma medida de avaliação de impactos ambientais exigido pela Licença Ambiental Federal e conduzido pelo Ibama”, explica Raquel Passos, assessora de comunicação da FMA.

Ela explica também que neste período do ano as baleias vêm da Antártida para o Nordeste para o período de reprodução. E no caso do filhote, acreditam que ele se perdeu da mãe e estava atordoado, já que precisa dela para se alimentar.

Fonte: Infonet

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.