Filhote de baleia-franca é encontrado morto em praia de SC

Filhote de baleia-franca é encontrado morto em praia de SC
Baleia foi enterrada na praia, segundo o PMP-BS (Foto: Santiago Anguita/PMP-BS/Udesc)

Um filhote de baleia-franca foi encontrado morto em uma praia do Sul de Santa Catarina. Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias – Bacia de Santos (PMP-BS), esse é o primeiro encalhe da temporada de 2023.

O animal foi encontrado na quarta-feira (12) na Praia da Barra da Ferrugem, em Garopaba, e reportado pelo Instituto Australis, responsável pelo trecho 2 do projeto. O filhote é um recém-nascido de baleia-franca-austral com 6,03 metros de cumprimento e que estava em avançado estado de decomposição.

As causas da morte não foram identificadas. Amostras foram coletadas para investigar como o animal morreu. Já a carcaça foi enterrada na praia, seguindo o protocolo de encalhe de grandes cetáceos da APA da Baleia Franca. Dois guinchos da prefeitura de Garopaba também auxiliaram no procedimento.

Causa da morte não foi identificada (Foto: PMP-BS/Divulgação)
Causa da morte não foi identificada (Foto: PMP-BS/Divulgação)

O que é o PMP-BS

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Por Luana Amorim

Fonte: NSC Total

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.