Filhote de baleia-franca encalha sem vida na Praia do Camacho, em Jaguaruna, SC

Filhote de baleia-franca encalha sem vida na Praia do Camacho, em Jaguaruna, SC
Foto: ProFRANCA / Instituto Australis e Prefeitura de Jaguaruna

Um filhote de baleia-franca foi encontrado encalhado já sem vida na Praia do Camacho, Jaguaruna (SC). A equipe do ProFRANCA foi até o local para realizar o registro da ocorrência, seguindo os procedimentos do Protocolo de Encalhe da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca/CMBio. Tratava-se de um macho com 4,8 metros de comprimento. Não foram observados sinais externos que indiquem a causa da morte, porém as dobras fetais indicam se tratar de um filhote com poucos dias de vida. O animal estava em estado avançado de decomposição, por isso não foi possível realizar necropsia. A Prefeitura de Jaguaruna enterrou o animal na manhã de segunda-feira, dia 19. O animal foi encontrado no último domingo, dia 18.

Este é o primeiro encalhe de baleia-franca da temporada 2021. Este ano, as baleias-franca chegaram mais cedo em Santa Catarina. A primeira avistagem ocorreu no dia 12 de junho. Segundo Karina Groch, diretora de pesquisa do Projeto ProFRANCA, que conta com patrocínio Petrobras, “a análise de imagens de fotoidentificação individual obtidas até agora já indicam a presença de pelo menos 40 baleias-franca entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, incluindo 18 filhotes, o que é um número expressivo para este período, já que estamos ainda no início da temporada, que atinge o pico em setembro e vai até novembro”.

Diferente das baleias-franca, este ano, uma grande quantidade de encalhes de baleias-jubarte tem sido observado no litoral catarinense. A ocorrência das baleias-jubarte não é rara, já que estes animais passam pela região durante a migração, entretanto neste ano um fenômeno atípico aconteceu, um grande número desta espécie está sendo avistado próximo à costa. São animais jovens e as observações e registros de encalhes mostraram que muitos destes animais estão magros, o que indica falta de alimento para esta espécie. Este pode ser o fator responsável pela aproximação destes animais à nossa costa, já que as baleias-jubarte se alimentam de pequenos peixes, diferente das baleias-franca, que se alimentam somente de organismos planctônicos, como o krill existente na Antártida. A população total das baleias-jubarte no Brasil está estimada em mais de 20.000 indivíduos. Para as baleias-franca a estimativa é que cerca de 550 fêmeas se reproduzem regularmente no Brasil, sendo que a média anual avistada em Santa Catarina é em torno de 100 a 120 baleias-franca.

Fonte: Engeplus

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.