Filhote de baleia jubarte é encontrado morto em praia de Guarujá, SP

Filhote de baleia jubarte é encontrado morto em praia de Guarujá, SP

Filhote e teria se desgarrado da mãe em alto mar e morreu encalhado. Em maio deste ano, outras duas baleias foram encontradas mortas em SP.

Por Guilherme Lucio da Rocha e João Paulo de Castro

SP Guaruja jubarte morto praia

Uma baleia Jubarte foi encontrada morta na manhã deste domingo (19), na Prainha Branca, em Guarujá, no litoral de São Paulo.

Segundo informações a bióloga e coordenadora do Gremar, Adréa Maranho, o animal é um filhote e teria se desgarrado da mãe em alto mar e morreu encalhado. Ele foi encontrado por agentes do Gremar durante monitoramento pela faixa de areia.

Ainda segundo a bióloga, acredita-se que o animal, que não foi encontrado em decomposição, tenha morrido neste fime de semana. A baleia pesava cerca uma tonelada e e tinha aproximadamente oito metros.

O gremar realizou a necrópsia do animal ainda no local e coletou amostras para avaliações aprofundadas sobre a baleia. As informações colhidas serão encaminhadas a laboratórios de universidades.

Por conta do tamanho do animal e da alta da maré, o mamífero permaneceu no local durante o domingo e nesta segunda-feira (20) será decidido de que forma ele será retirado.

Outros casos

Em maio deste ano, outras duas baleias foram encontradas mortas em cidades na região do Vale do Ribeira.

Na ocasião, o biólogo Cristian Negrão afirmou que é comum a presença de baleias desta espécie nesta época do ano, pois elas passam pela região para se alimentar e ir em direção ao Nordeste brasileiro.

No inícios deste mês, pescadores também flagraram uma baleia jubarte saltando bem perto do barco pelo menos três vezes.

Fonte: G1

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.