Filhote de baleia-jubarte morre após encalhar em praia

Filhote de baleia-jubarte morre após encalhar em praia
Foto: Reprodução/Redes sociais

O filhote de baleia-jubarte que encalhou em Maragogi, litoral norte de Alagoas, morreu na noite de segunda-feira (10/7). A informação foi confirmada pelo Instituto Biota de Conservação.

O animal, uma fêmea, havia sido localizado na manhã de segunda. Antes da chegada da equipe do Instituto Biota, ele foi devolvido ao mar pela população. O filhote chegou a ser avistado a cerca de 700 metros da faixa de areia.

A equipe veterinária atendeu o animal durante o dia, mas ele voltou a encalhar no início da noite e não resistiu. Na manhã desta terça-feira (1/7), o filhote foi levado para a areia para passar por uma necropsia. 

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente do Instituto Biota, Bruno Stephanis, lamentou a morte do animal.

“O animal, infelizmente, veio a falecer. Encalhou na noite depois que a equipe saiu do local e, em poucos minutos, veio a óbito. Isso é muito comum. Eles precisam do contato direto da mãe. A única esperança é encontrar a mãe após a reintrodução, porém isso é muito raro”, disse.

Stephanis lembrou que a orientação para quem encontra uma baleia encalhada é não tentar puxar ou empurrar o animal pelas nadadeiras.

“Pode ser um perigo físico para o humano. O animal pode machucar a pessoa. Pode ser um perigo físico para o animal, quando um manejo errado pode fraturar a nadadeira, por exemplo”, explicou.

Esse foi o 11º registro de encalhe de baleia-jubarte no Brasil em 2023. De acordo com o presidente do Instituto Biota, as ocorrências devem ser frequentes nos próximos meses devido ao período de reprodução da espécie.

Por Petrônio Viana

Fonte: Metrópoles

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.