PB joaopessoa dsc 7777 thumb

Filhote de baleia morre depois de tentativa de resgate no litoral da PB

Polícia ambiental tentou resgatar o animal, mas ele não resistiu. Veterinária acredita que ele se perdeu da mãe.

PB joaopessoa dsc 7777

Um filhote de baleia morreu na noite de sexta-feira (13) na praia de Tambaú, em João Pessoa. A Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros chegaram a fazer o resgate do animal, mas ele acabou não resistindo e morrendo.

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada depois que banhistas informaram que o filhote estava encalhado na praia e retornava para as partes mais rasas mesmo depois de várias tentativas de levá-lo para o mar.

No início do resgate, policiais do batalhão ambiental passaram cerca de uma hora e meia com o animal dentro da água, mas segundo a polícia, o filhote estava agitado. Após receberem orientações do Centro Nacional de Mamíferos Aquáticos (CMA), os policiais tiraram o animal da água e o colocaram na areia, mantendo-o molhado com panos úmidos, mas o animal acabou não resistindo.

Segundo a veterinária do CMA, Gláucia Pereira, a orientação de retirar o filhote da água foi dada porque o animal era muito pequeno e estava estressado, o que podia levá-lo a morrer afogado com a água entrando no canal respiratório. A veterinária acredita que o filhote tenha se perdido da mãe.

Inicialmente, a polícia ambiental informou que tratava-se de um golfinho, porém, posteriormente o CMA , para onde o animal seria levado se tivesse sobrevivido, informou que tratava-se de um filhote da espécie baleia-piloto.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.