Filhote de baleia morre e encalha na Ponta da Praia, em Santos, SP

Filhote de baleia morre e encalha na Ponta da Praia, em Santos, SP

Animal, possivelmente da espécie franca, ainda estava com o cordão umbilical.

Um filhote de baleia, recém-nascido e possivelmente da espécie franca, encalhou e morreu na orla da praia de Santos, nas imediações do Canal 6, na tarde deste domingo (24). Uma grande quantidade de banhistas acompanhou as tentativas de resgate do animal, encontrado nas proximidades dos destroços do navio Recreio.

Homens do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) foram acionados para monitorar a baleia até a chegada do Instituto Gremar.

”Ela estava muito machucada. Cheguei a achar que estava viva. Foi muito triste, disse Anibal Cezario Garcia Neto, que passava pelo local na hora em que a movimentação começou. Por volta das 17 horas, a baleia foi removida por integrantes do instituto, que agora vai analisar o animal e entender o motivo do encalhe.

SP Santos filhote baleia encalha ponta praia2

Alerta

A presença de baleias na costa brasileira é considerada comum nesta época do ano. Mas, segundo especialistas, o encalhe destes animais tem chamado a atenção. ”A migração é esperada, mas temos observado mais encalhes”, disse Alex Ribeiro Ribeiro, biólogo marinho do Aquário de Santos.

São várias as possibilidades para explicar por que isso está acontecendo. ”Algumas ações do homem, por exemplo, fazendo prospecções na água, podem abalar o sentido desses animais, deixando-os desorientados”.

A professora da Unesp de São Vicente e bióloga do Instituto Biopesca, Carolina Bertozzi, reforça o alerta para a quantidade de encalhe das baleias. ”Elas costumam migrar mais para fora, mas temos visto migrando mais para a costa”.

Fonte: A Tribuna

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.