Filhote de boto com cordão umbilical encalha em rio no PA

Filhote de boto com cordão umbilical encalha em rio no PA
Filhote de boto foi avaliado por veterinários assim que chegou ao zoológico — Foto: Semma Santarém/Divulgação

Um filhote de boto tucuxi recém-nascido foi encontrado neste sábado (14) encalhado às margens do Rio Tapajós, em Santarém, no oeste do Pará. O animal estava com ferimento próximo a boca e foi resgatado por uma equipe especializada, transportado em um caixa d’água até o zoológico no bairro Matinha.

As equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), 4º Grupamento de Bombeiros Militar e Zoológico da Unama foram acionados por volta de 11h. O animal estava na praia próxima ao porto da Companhia Docas do Pará (CDP). Este é um tipo de resgate inédito na região (Veja o vídeo do resgate abaixo)

VÍDEO: Filhote de boto encontrado encalhado no Rio Tapajós é resgatado e levado ao zoológico

Uma caixa d’água foi usada para acomodar e transportar o mamífero recém-nascido até o zoológico. Na primeira avaliação apontou que ele está saudável, e recebeu alimentação através de sonda. O boto estava com cordão umbilical, mediu 90 cm e pesou pouco mais de 8 kg.

No zoológico, que desenvolve um trabalho com peixes-boi resgatados na região, o filhote foi colocado em um tanque com água limpa. Ele permanecerá no local e ficará em observação até que as equipes possam, se possível, reintroduzi-lo à natureza.

As equipes de resgate informaram que a mãe do filhote pode ter sido morta ou o filhote se desgarrado. Por ser muito novo, o boto não teria condições de sobreviver na natureza.

Por Geovane Brito, G1 Santarém — Pará

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.