Filhote de bugio-ruivo é resgatado após sofrer choque elétrico em Gramado, RS

Filhote de bugio-ruivo é resgatado após sofrer choque elétrico em Gramado, RS
Filhote de bugio-ruivo resgatado após ter sofrido choque em rede elétrica em Gramado — Foto: Divulgação / 3º BABM

Um filhote de bugio-ruivo, espécie que tem como habitat natural a Mata Atlântica, foi resgatado no último domingo (31) em Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul, após ter encostado em fios de rede de abastecimento de energia e levado um choque, segundo informações do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM).

Moradores do município acionaram a equipe do 3º BABM ao avistarem o animal caído na via pública. De acordo o batalhão, o filhote estava desnorteado devido à descarga elétrica.

Após ser removido da rua, o macaco passou por atendimento veterinário e permanecerá em observação até que possa ser retornar ao habitat natural.

Bugio-ruivo (Alouatta guariba)

O bugio-ruivo é da subespécie Alouatta guariba e costuma viver na Mata Atlântica, floresta densa e mista. Ele pode ser encontrado em vegetações do leste ao sul do país.

Conforme explica 3º BABM, esse tipo de animal emite vocalizações que servem de mecanismo para se organizar em grupos. Ele possui uma dieta rica em folhas e flores.

Uma característica do bugio-ruivo é a utilização da cauda preênsil (retrátil) para locomoção na copa das árvores, sendo raro avistá-lo no solo.

Esses animais são bem adaptados a ambientes modificados pela espécie humana. No entanto, de acordo com informações do 3º BABM, eles acabam sofrendo com o crescimento urbano, sendo afetados por atropelamentos, eletrocussões e ataques de cães.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.