Filhote de gato-do-mato é resgatado pela Polícia Ambiental em Catanduva, SP

Filhote de gato-do-mato é resgatado pela Polícia Ambiental em Catanduva, SP
A fêmea foi entregue ao Zoológico da cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Um filhote de gato-do-mato foi resgatado pela Polícia Ambiental de Catanduva na tarde de ontem (29). A família do animal teria sido atropelada por maquinário agrícola. A fêmea foi entregue ao Zoológico da cidade.

Conforme informações do 1º Tenente Alonso Wendel Ferreira da Silva, comandante da Polícia Ambiental de Catanduva, os profissionais teriam se comprometido de cuidar do gato-do-mato. “Os cuidados serão tomados até que o animal esteja apto para uma destinação que provavelmente será em algum centro de tratamento de animais silvestres”, explica Silva.

Ele aponta que gatos-do-mato são comuns na região. “Infelizmente com a expansão desordenada das atividades antrópicas, nossa fauna silvestre perde cada dia mais espaço”, complementa.

Silva orienta que o animal é silvestre e não deve ser capturado pela população. “A captura é de competência do Corpo de Bombeiros. Esses animais silvestres devem ser entregues na Polícia Ambiental para que possamos dar a destinação correta”, explica.

Animais que vivem em matas

Os gatos-do-mato são animais vivem em matas e são considerados predadores terrestres O hábito alimentar é carnívoro. A espécie está ameaçada de extinção por conta da caça e também a destruição do seu habitat.

A coloração da pelagem é parecida com a da jaguatirica. É um animal ágil que geralmente vivem em ambienteis com cobertura vegetal densa. A espécie se estende do sul da Costa Rica ao norte da Argentina, podendo habitar desde as flores da região Amazônica até as matas do chaco argentino. Em território brasileiro está presente na maioria dos ecossistemas, o que inclui a Mata Atlântica.

Por Cíntia Souza

Fonte: O Regional

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *