Filhote de golfinho é encontrado enrolado em rede na Praia da Enseada, em Guarujá, SP

Filhote de golfinho é encontrado enrolado em rede na Praia da Enseada, em Guarujá, SP
O animal foi levado com vida para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos. Divulgação/Instituto Gremar

Um filhote de golfinho foi encontrado na Praia da Enseada, em Guarujá, preso em uma rede de pesca. Conhecido como toninha, da espécie Pontoporia blainvillei, o animal foi levado com vida pelos profissionais do Instituto Gremar para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, que fica na cidade. O resgate ocorreu na última terça-feira (13).

O golfinho é um macho, tem cerca de 96 centímetros e pesa 10 quilos. Ele estava machucado, com cortes pelo corpo causados pela rede. Durante o socorro, ele foi estabilizado e segue sob cuidados.

A toninha é um animal que corre risco de extinção, e um dos maiores fatores é a captura acidental causada por petrechos de pesca, explicou o Gremar. É também nesta época do ano que cresce o número de nascimento de filhotes e, por isso, o encalhe causados pelas condições de vulnerabilidade.

O órgão ressaltou ainda que qualquer pessoa, de São Vicente a Bertioga, ao encontrar um animal em situação de risco deve acionar o Gremar pelos telefones 0800-642-3341 ou (13) 99711 4120.

Por Vanessa Pimentel

Fonte: Diário do Litoral

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.