Filhote de guariba invade casa de professor no AP; animal tem marcas de criação em cativeiro

Filhote de guariba invade casa de professor no AP; animal tem marcas de criação em cativeiro
Filhote de guariba invade casa de professor em Mazagão, no Amapá; animal tem marcas de criação em cativeiro — Foto: Batalhão Ambiental/Divulgação

Um professor encontrou dentro de casa um filhote de guariba nesta sexta-feira (6), em Mazagão, a 32 quilômetros de Macapá. O animal foi resgatado por policiais militares, que descreveram que ele tinha marcas na cintura, o que indicou que ele era mantido em cativeiro. Ele já foi solto na natureza.

O Batalhão Ambiental, da PM, informou que o professor viu o animal, conseguiu capturá-lo e logo acionou o 190. Os policiais chegaram na residência e conseguiram fazer o resgate. Não há informações sobre onde o animal estava antes de entrar na casa do professor.

Animal foi transportado em jaula de Mazagão até Santana. — Foto: Batalhão Ambiental/Divulgação

O transporte até Macapá foi feito em uma jaula de transporte.

A polícia afirmou ainda que, como se trata de um filhote de guariba e apresenta sinais de que era mantido em cativeiro, foi feito contato com a coordenação do Bioparque da Amazônia, para ser avaliado por especialista. No fim da tarde desta sexta-feira, o primata foi solto na área do parque.

O Batalhão Ambiental reforçou que orienta que sempre que a população se separar com um animal silvestre deve ser feito como o professor de Mazagão, acionar a polícia, que fará o atendimento especializado.

Por Fabiana Figueiredo

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Se o animal tinha marcas de estada em cativeiro não seria prudente levá-lo para uma reabilitação antes de soltá-lo na natureza. Ou no mínimo para uma avaliação prévia em um Cetas?

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.