Filhote de jacaré aparece em pátio de residência em Tramandaí, RS

Filhote de jacaré aparece em pátio de residência em Tramandaí, RS
Criança brincava no pátio quando avistou o jacaré (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Tramandaí)

Um filhote de Jacaré-do-papo-amarelo foi capturado pelo Corpo de Bombeiros no fim da tarde de terça-feira (3) em uma casa no bairro Emboaba em Tramandaí, no Litoral Norte gaúcho. Os moradores acionaram os bombeiros após avistarem o animal no pátio da residência.

“Parece que o filho pequeno estava brincando quando viu o animal. Aí, a família entrou em contato conosco”, afirma o soldado Renísio Wilmes.

Ele conta que para capturar o filhote, com ajuda de outros dois colegas, precisou vendar o animal e colocar uma atadura na boca dele. “Ele era bem rápido, ágil, pequeninho, né? Usamos um cambão, um equipamento que costumamos usar para pegar cães e gatos”, comenta o soldado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o réptil foi devolvido ao seu habitat natural, uma área verde mais afastada e protegida na cidade, onde já vivem outros jacarés. Não foi a primeira vez que jacarés foram encontrados em locais próximos a residências.

“Já tínhamos capturado maiores, de 1,9 metro, mas aquele local não tem histórico”, observa Wilmes.

Segundo o biólogo Jackson Müller, o Jacaré-do-papo-amarelo é comum no Litoral Norte do estado. “Vive nas lagoas”, explica. Ainda assim, é uma espécie que corre risco de extinção. O animal pode alcançar três metros de comprimento.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.