Filhote de jaguatirica é capturado no quintal de casa em Piraí, RJ

Filhote de jaguatirica é capturado no quintal de casa em Piraí, RJ

Segundo bombeiros, animal apareceu em busca de comida. Imagens chegaram pelo WhatsApp da TV Rio Sul.

Um filhote de jaguatirica apareceu no quintal de uma casa na manhã desta terça-feira (6) no distrito de Arrozal, em Piraí, RJ. Segundo o Corpo de Bombeiros, o animal apareceu em busca de comida. O felino foi solto em uma mata próximo ao local.

A moradora Maria Antônia Loureiro enviou o vídeo para o WhatsApp da TV Rio Sul. Nele é possível ver o momento da captura do animal.

Esta é a segunda vez em três dias que uma jaguatirica é vista na região. No sábado (3), um espécime foi visto em um sítio em Rio Claro. O mamífero invadiu várias vezes o terreno durante a noite e matou 22 galinhas e um cabrito.

Sobre a jaguatirica

É um mamífero carnívoro encontrado desde o sul dos Estados Unidos da América (EUA) até o norte da Argentina, mas já foi extinto em algumas regiões de sua distribuição geográfica.

É um felino de porte médio, com 72,6 a 100 cm de comprimento e peso entre 7 e 15,5 kg. O padrão de coloração da pelagem é muito semelhante ao do gato-maracajá, mas a jaguatirica é maior e possui a cauda mais curta. É um animal solitário, noturno, territorial e os machos possuem territórios que se sobrepõem sobre os de várias fêmeas. Alimenta-se principalmente de roedores, mas também de animais de porte maior como ungulados, répteis, aves e peixes. Caça à noite, formando emboscadas.

Geralmente, filhotes nascem a cada dois anos. Em cativeiro, a jaguatirica pode viver até 20 anos, o dobro da sua longevidade no estado selvagem.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.