Filhote de ninhada com 9 pit bulls em situação de maus-tratos morre no dia do resgate em Várzea Paulista, SP

Um dos filhotes da família de pit bulls que foi resgatada em Várzea Paulista (SP) morreu no dia do salvamento. Um casal adulto e nove filhotes estavam em péssimas condições de alimentação e abrigo.
Os animais foram retirados de uma residência no Jardim América III na tarde de sexta-feira (20). Segundo a prefeitura, que fez o resgate após receber denúncias, o macho, a fêmea e os nove filhotes estavam há dias sem comer e com muitos carrapatos.
“As fotos já chocam bastante. Não imagino como alguém pode deixar isso acontecer e não sei como a fêmea não morreu de tão magrinha e ainda cuidando dos filhotes”, informou uma funcionária da prefeitura.
A Guarda Civil foi acionada para dar apoio à ocorrência e levar os tutores até a delegacia, onde foi registrado um boletim de ocorrência de maus-tratos. Eles foram ouvidos e liberados. O caso será encaminhado ao Fórum para processo de maus-tratos.
Os animais ficaram sob a tutela da prefeitura para os cuidados médicos e, depois, serão encaminhados para um lar temporário ou adoção.

A denúncia foi recebida pela Ouvidoria Municipal. A prefeitura informou que os tutores não foram multados, pois a cidade não tem legislação municipal que permita aplicação de multa. Tal legislação está sendo elaborada, de acordo com a prefeitura.
“Mesmo nessa situação, olha a carinha deles, como se deixaram ser acolhidos. Para eles deve ter sido um alívio quando perceberam que iam embora daquele lugar”, completou a funcionária.
Os tutores alegaram à prefeitura que não tinham condições financeiras de cuidar dos filhotes. O casal não havia feito inscrição no programa municipal de castração gratuita, que, inclusive, está com inscrições abertas, reforçou a prefeitura.

Contato para resgate de animais
Em caso de maus-tratos ou abandono de animais de grande porte ou silvestres, é possível registrar ocorrência entrando em contato com a Unidade de Meio Ambiente, pelo telefone (11) 4606-8666.
Em caso de cães e gatos, animais de estimação, é necessário que seja realizada uma denúncia na Ouvidoria Municipal, por meio dos telefones 156 ou (11) 4595-0037; WhatsApp, no número (11) 94365-2884; e-mail: [email protected].
Fonte: g1