Filhote de peixe-boi resgatado em Juruti é transferido para tratamento em Santarém, PA

Filhote de peixe-boi resgatado em Juruti é transferido para tratamento em Santarém, PA
Filhote de peixe-boi foi trazido de Juruti para tratamento no ZooUnama, em Santarém. — Foto: Lana Mota/Ascom Unama/Divulgação

Um filhote de peixe-boi, de 15,1kg e 1m, resgatado em Juruti, foi transferido para o zoológico particular em Santarém, no oeste do Pará. O animal chegou à instituição na tarde de terça-feira (21) em uma operação feita por uma equipe de biólogos e médicos veterinários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Juruti.

O mamífero foi encontrado dia 14 de maio por pescadores, dentro da área do Projeto Agroextrativista PAE Santa Rita em Juruti e logo foi encaminhado para a base da secretaria de meio ambiente.

De acordo com o médico veterinário do zoológico da Unama, Jairo Moura, após a avaliação clínica, foi constatado que o filhote apresenta um quadro estável e vai ficar em período de observação.

“Entraram em contato com várias instituições, das quais o ZooUnama foi a único a receber o peixe-boi. Pela experiência clínica de outros animais que chegam debilitados ou recém-nascidos os nove primeiros meses após a chegada ao centro são fundamentais para o sucesso da recuperação”, explicou.

Este é o sexto filhote resgatado e entregue aos cuidados do zoológico em 2019. Quando os peixes-boi chegam no projeto do zoológico, ficam em piscinas separadas onde a água é trocada duas vezes ao dia, porque a água fica parada e os dejetos também, o que pode facilitar contaminação. Os animais ficam separados, sendo observado o grau de recuperação deles para avançar no tratamento.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.