Filhote resgatado de casa com cerca de 200 cães em Ribeirão Preto (SP) ganha família e nome: ‘Catarina Doroteia’

Filhote resgatado de casa com cerca de 200 cães em Ribeirão Preto (SP) ganha família e nome: ‘Catarina Doroteia’
A cadelinha Catarina Doroteia foi adotada por servidor público após ser resgatada de casa em Ribeirão Preto, SP — Foto: Fabio Junior/EPTV

Um dos 80 filhotes resgatados no domingo (13) de uma casa onde mais de 200 cães eram mantidos em situação de maus-tratos em Ribeirão Preto (SP) ganhou uma nova família. A cadelinha adotada pelo servidor público Luiz Claudio Campos Machado também recebeu um nome.

Vídeo: Cães encontrados em casa na zona Sul de Ribeirão Preto, SP, são adotados.

“O nome dela é Catarina, em homenagem a Catarina von Bora, esposa de Martinho Lutero, reformador do século XVI. Catarina Doroteia Campos Machado”, explica o servidor.

Machado ficou sabendo do resgate dos animais ainda no domingo. Ele entrou em contato com uma ONG empenhada no socorro aos cães e se prontificou a ficar com um deles.

“Eu já vinha procurando um filhote há algum tempo e apareceu a oportunidade com essa situação da casa na zona Sul. Eu fiquei comovido com a situação dos bichos e resolvi adotar um.”

Na segunda-feira, Catarina passou por consulta em uma clínica veterinária e fez exames. Machado afirma que ela já conquistou um espaço no coração e na rotina dele.

“Às 5h ela já resolve acordar para brincar e é uma companhia muito bacana, ela está sempre junto, é muito carinhosa.” 

Resgate

Após denúncia de vizinhos, protetores independentes resgataram os animais da casa no bairro Jardim Califórnia, na zona Sul. A ação foi acompanhada pela Polícia Militar, que conseguiu autorização de mãe e filha, donas da casa, para entrada no imóvel.

A voluntária Daniela Bertalo Azevedo contou que o número de cães surpreendeu o grupo, que acreditava que cerca de 30 animais viviam no local. A casa tinha fezes por todos os cômodos e havia cães recém-nascidos ‘guardados’ dentro de gavetas e nos guarda-roupas. Um dos cachorros estava morto na piscina abandonada.

Cães foram achados por voluntários dentro de gavetas no guarda-roupa da casa em Ribeirão Preto, SP — Foto: Divulgação

Ao todo, 80 filhotes e fêmeas prenhas lotaram a caçamba de uma caminhonete e foram levados a ONGs e clínicas veterinárias. Eles também foram acolhidos por vizinhos, mas, segundo os protetores, pelo menos 200 animais ainda ficaram na casa.

Na segunda-feira, ONGs receberam apoio de pessoas interessadas em ajudar com os cuidados e em adotar os bichos. 

Vistoria
 
As moradoras da casa não comentaram o assunto. De acordo com a Prefeitura, o caso foi levado ao Comitê de Acumuladores, mas a equipe enviada ao local não constatou acúmulo de objetos. Segundo o Executivo, as moradoras recebem acompanhamento médico particular.

Filhotes resgatados de casa em Ribeirão Preto, SP, lotam caçamba de caminhonete — Foto: Daniela Bertalo Azevedo

Ainda de acordo com a Prefeitura, a Divisão de Bem-Estar Animal realizou uma visita técnica no imóvel e foi constatado que “a casa é espaçosa, com quatro pavimentos, pouquíssimos móveis, entrada de luz natural e boa ventilação”.

Uma das responsáveis informou à Prefeitura que os animais não são castrados, mas que autorizaria o órgão a realizar a castração.

Casa onde cães estavam na zona Sul de Ribeirão Preto, SP, é achada lotada de fezes — Foto: Daniela Bertalo Azevedo

Fonte: G1

Protetor não é acumulador: cuidado com essa construção especista!

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.