Filhotes arrancados das mães ao nascer e substituídos por bichinhos de pelúcia, o experimento chocante sobre o apego materno de macacos

Filhotes arrancados das mães ao nascer e substituídos por bichinhos de pelúcia, o experimento chocante sobre o apego materno de macacos

Filhotes retirados de suas mães logo após o parto, trancados em quartos isolados sem qualquer contato com o mundo exterior e brinquedos de pelúcia dados como substitutos dos macacos. Este é o experimento realizado nos laboratórios da prestigiada Universidade de Harvard para estudar o apego materno em primatas, objeto de um novo estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Para executá-lo Margaret Livingstone, uma conhecida neurocientista a favor da experimentação animal que em seus anos de carreira se manchou com horrores abomináveis ​​em pesquisas igualmente cruéis.

Um sofrimento psicológico atroz destinado a investigar os gatilhos do amor materno, os danos ao cérebro e ao desenvolvimento visual nos pequenos que crescem longe de suas mães, forçados neste caso, bem como o apego das mães a objetos inanimados se moles.

Em testes de laboratório, os primatas foram anestesiados várias vezes pelos gritos de dor e pelo estresse extremo de serem retirados de seus filhotes.

O estudo, intitulado Gatilhos para o amor materno – elementos que desencadeiam o amor materno, foi duramente criticado não apenas por associações de direitos dos animais, incluindo a PETA, mas por um grande número de acadêmicos.

Mais de 250 pesquisadores, primatologistas e professores assinaram uma carta de retratação endereçada ao Proceedings of the National Academy of Sciences , solicitando que o estudo fosse retirado da revista “por causa das práticas antiéticas e padrões de pesquisa que promove e sua incapacidade de avançar o conhecimento científico” .

Um estudo deste tipo não enriquece de forma alguma o conhecimento sobre o mundo dos primatas. Como a PETA também reitera , as informações descritas pela Dra. Margaret Livingstone sobre o comportamento dos primatas não são novas, mas são apresentadas como se fossem.

Em resposta à carta e às preocupações do mundo da ciência, a Harvard Medical School tomou a palavra, afirmando que todas as pesquisas realizadas em animais seguem normas rígidas quanto ao cuidado e uso destes em laboratórios para minimizar seu sofrimento.

No caso do estudo mais recente, as observações do Dr. Livingstone sobre o apego materno podem ajudar os cientistas a entender o vínculo materno em humanos e podem fornecer informações reconfortantes para ajudar as mulheres a lidar com a perda logo após um aborto espontâneo ou um natimorto ”, escreve a universidade.

Isso não pode justificar uma crueldade desse tipo e os especialistas co-signatários da carta reiteram isso. Entre as assinaturas está também a da primatóloga britânica Catherine Hobaiter, vice-presidente de divulgação científica da International Primatological Society.

Por Francesca Capozzi

Fonte: Green Me

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.