Filhotes de cachorro foram abandonados dentro de um micro-ondas no Distrito Federal — Foto: Walace Gomes/Arquivo pessoal

Filhotes de cachorro são abandonados dentro de micro-ondas no DF

Cinco filhotes de cachorro foram abandonados próximo a um condomínio rural no Incra 9, em Ceilândia, no Distrito Federal. Eles foram encontrados dentro de um micro-ondas desativado, sem água e sem alimento.

Segundo a estudante Plínia Evely, que participou do resgate, foi o irmão dela, de 26 anos, quem notou a presença dos animais na última segunda-feira (22). “Meu irmão estava indo dar comida a outros cachorros de rua, quando viu os filhotes”, conta.

“Eles estavam largados no frio. A gente montou um cercadinho e depois deu água, comida e aplicou o vermífugo.”

De acordo com os moradores, o resgate de bichos é comum na região. Plínia diz que não se conforma com o abandono de animais. “A gente faz o que pode, o restante dos seres humanos que não estão colaborando”, afirma.

VÍDEO: Cães filhotes são abandonados dentro de micro-ondas no DF

Os filhotes deixados são quatro machos e uma fêmea. Plínia e o irmão não podem ficar com os eles porque já tem outros cinco animais em casa.

Até a manhã desta quarta-feira (24), os irmãos já haviam encontrado um lar para dois cachorrinhos. Os demais aguardam pela adoção responsável. Os interessados podem procurar membros do grupo “Resgates em Brasília”, no Facebook.

Maus-tratos

No ano passado, o DF estabeleceu punições mais duras para quem for flagrado em situações de maus-tratos a animais domésticos e silvestres. A medida altera uma lei de 2007.

Com a legislação, o fiscal pode aplicar multas de até 40 salários mínimos aos infratores, ou o correspondente a mais de R$ 38 mil. O texto também define com mais clareza os critérios para identificar uma situação de crueldade aos bichos.

Cachorros abandonados brincam com morador em rua do DF — Foto: Walace Gomes/Arquivo pessoal
Cachorros abandonados brincam com morador em rua do DF — Foto: Walace Gomes/Arquivo pessoal

Ainda em 2018, uma norma brasileira definiu exemplos de situações de maus-tratos passíveis de punição. A resolução inclui o abandono como tipificação de violência.

Antes, somente eram autuados casos em que animais estivessem com danos físicos – como cortes ou feridas abertas. Agora, são tipificados como maus-tratos os atos que “atentem contra a liberdade psicológica, comportamental, fisiológica, sanitária e ambiental”.

Serviço

Para denunciar maus-tratos a animais no DF, é possível ligar para os telefones 197 ou (61) 3207-4856

Por Marília Marques, G1 DF

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.