Filhotes de cães e gatos são resgatados dentro de contêiner de lixo, em Venâncio Aires, RS

Filhotes de cães e gatos são resgatados dentro de contêiner de lixo, em Venâncio Aires, RS
Filhotes de gatos foram encontrados dentro de uma caixa e foram doados (Foto: Reprodução/FM)

Maltratar um animal é crime e dá cadeia, sem direito a fiança. A afirmação do delegado Paulo César Schirrmann deixa claro que hábitos e práticas consideradas comuns por algumas pessoas (como deixar cachorro amarrado, no sol e em precárias condições), são crimes perante a Lei. O titular da Delegacia de Polícia também se refere aos frequentes casos flagrados por funcionários da empresa Terra Ciclo, responsável pelo recolhimento de lixo no município. Dias atrás, foram encontrados quatro filhotes de cães dentro de um contêiner; mais recentemente, havia cinco filhotes de gatos em um contêiner, no bairro Gressler.

Os gatinhos sobreviveram porque o funcionário que faz o recolhimento, ouviu os miados vindos de dentro do contêiner e foi verificar. Os felinos estavam dentro de uma caixa de papelão e foram resgatados pelos trabalhadores. A situação foi exposta nas redes sociais e todos os gatinhos foram doados.

Segundo o gerente operacional da Terra Ciclo, Paulo Lopes, este fato tem se tornado recorrente. “E, em muitas vezes, os animais foram encontrados mortos”, explica Lopes. Ainda de acordo com o gerente, a situação é preocupante. “Não sei se já estavam mortos ou morreram depois de serem jogados lá dentro”, observa.

Sobre os quatro filhotes de cães encontrados na semana passada, Lopes cita que todos foram adotados pelos próprios trabalhadores da empresa.

Flagrante

Defensor da causa animal, o delegado Schirrmann alerta que maltratar um animal é crime e incentiva as pessoas a denunciarem casos de maus-tratos. “Se uma pessoa flagra uma situação como a ocorrida recentemente, onde alguém colocou os gatinhos dentro de um contêiner de lixo, e nos avisa imediatamente, esta pessoa poderá ser presa em flagrante, sem direito a fiança”, explica.

O delegado Schirrmann se refere a outros tipos de crimes, como, por exemplo, manter um cão preso a uma corda ou corrente, em condições que se configure maus-tratos. “As pessoas não devem manter animais acorrentados, muito menos no sol e sem água. O caso será avaliado e se o crime estiver configurado, o responsável será preso”, avisa.

Por Alvaro Pegoraro

Fonte: Folha do Mate

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.