Filhotes de gato são resgatados de saco de lixo em SP: ‘Pensei que estavam mortos’

Filhotes de gato são resgatados de saco de lixo em SP: ‘Pensei que estavam mortos’
Gatinhos estavam em um saco de lixo no meio de uma calçada em Guarujá (SP) — Foto: Arquivo Pessoal

Seis filhotes de gato foram resgatados com vida após serem abandonados dentro de um saco de lixo e deixados em uma avenida em Guarujá, no litoral paulista. O ajudante geral Mauro Claro de Oliveira, de 35 anos, encontrou os recém-nascidos completamente molhados após o saco rasgar. “Pensei que estavam mortos, quando um deles se mexeu um pouco”, disse ao G1 neste sábado (1º).

O resgate e os primeiros socorros aconteceram nesta sexta-feira (31). Mauro, que é voluntário e atua com proteção animal, estava a caminho do trabalho, no bairro Vila Zilda, quando avistou os gatinhos no saco, em meio à calçada. Alguns dos filhotes estavam do lado de fora, completamente encharcados por conta da chuva. Ele relata que um deles ainda estava com o cordão umbilical no momento do resgate.

Animais foram deixados ao lado de uma caçamba de lixo — Foto: Arquivo Pessoal

“Vi os gatinhos todos molhados na chuva, não podia deixar eles lá. Um comerciante deu um pano de chão, eu enrolei eles e levei para a minha casa. Se deixasse, eles seriam levados por um caminhão de lixo e não iriam sobreviver”, explica Mauro.
 

Antes de ir para o trabalho, o rapaz começou uma corrida contra o tempo para que todos permanecessem bem. Levou para casa, os secou e deixou com a mãe dele, que deu mamadeira com fórmula para gatos recém-nascidos. Além da fórmula, ele montou uma cama para os gatos e usou um secador para tentar deixar o lugar mais quente e ajudar na recuperação dos filhotes.

Um dos filhotes ainda estava com o cordão umbilical quando foi encontrado. — Foto: Arquivo Pessoal

“Era importante secar, deixa-los quentinhos, porque eles estavam em um saco todo encharcado por causa da chuva. Tinha um pano e todos os filhotes molhados dentro, ver isso foi de cortar o coração”, conta Mauro.

Mauro secou os animais e colocou todos em uma cama para que se recuperassem. — Foto: Arquivo Pessoal

Apesar da boa saúde dos filhotes, o ajudante geral busca uma gata que possa amamenta-los, para ser a ‘mãe de leite’ dos gatinhos. Com uma mobilização nas redes sociais, algumas pessoas o procuraram, e ele deve promover o encontro para amamentar os animais.

“Fiquei muito feliz com esse resgate, são seis vidas. Ser uma vida animal ou não, não há diferença”, comemora o rapaz. Ele agora pensa em buscar um local para adoção futuramente, para conseguir um novo lar para os gatinhos.

Gatinhos tomaram fórmula em mamadeiras após resgate em Guarujá (SP) — Foto: Arquivo Pessoal

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.