Filhotes de macacos são encontrados mortos em Santos, SP

Filhotes de macacos são encontrados mortos em Santos, SP
Os animais foram encontrados por uma moradora de Santos, SP — Foto: Giselda Reis

Dois filhotes de macacos foram encontrados mortos em Santos, no litoral de São Paulo, na tarde de sexta-feira (12). Segundo a Prefeitura de Santos, os animais precisam passar por uma avaliação para descobrir a causa da morte.

O registro foi feito por Giselda Reis, de 67 anos. Ela é moradora do bairro Vila Belmiro e encontrou os dois filhotes mortos, por volta das 17h, na Rua Dom Pedro l, na calçada da Escola Municipal Professora Maira Emília Reis.

A aposentada conta que estava voltando de uma padaria quando se deparou com a situação. “Conversei com alguns funcionários e nós tentamos contatar a Vigilância Sanitária para resolverem a situação, mas ninguém atendeu, infelizmente. É uma pena porque o animal pode ter morrido por algum motivo mais grave”, diz.

Animais foram encontrados por uma moradora de Santos, SP — Foto: Giselda Reis
Animais foram encontrados por uma moradora de Santos, SP — Foto: Giselda Reis

A Prefeitura de Santos informou, por meio de nota, que em situações como esta a Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses (Sevicoz) deve ser acionada para que os corpos sejam retirados e encaminhados para uma avaliação específica.

“A Sevicoz fará a retirada dos corpos dos animais e orienta que os mesmos não sejam manuseados. Somente após necropsia e envio das amostras aos Institutos Adolfo Lutz e Pasteur é que será possível saber qual foi a possível causa da morte”.

Procurada pelo G1, a Sevicoz informou que é comum a presença de macacos na região e que no ano passado cerca de oito macacos morreram, mas nenhum por conta de febre amarela ou raiva. Além disso, uma equipe foi até o local na noite desta sexta para que fosse feita a retirada, porém, os animais não foram encontrados. Uma nova investigação será realizada na manhã deste sábado.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.