Filhotes de piru-piru são devolvidos aos pais após serem encontrados por turistas em Florianópolis, SC

Filhotes de piru-piru são devolvidos aos pais após serem encontrados por turistas em Florianópolis, SC

A equipe da Associação R3 Animal fez a soltura de dois filhotes de piru-piru na Praia do Moçambique, em Florianópolis, na manhã de terça-feira (21). Os animais haviam sido deixados na Polícia Militar Ambiental por turistas.

De acordo com os membros da R3, as aves estavam sozinhas na areia da praia quando foram encontradas por uma família argentina que pensou que os animais tivessem sido abandonados ou se perdido. A família levou os filhotes dentro de uma caixa de papelão até a polícia.

Depois de serem acionados pela Polícia Militar Ambiental, os membros da associação retornaram com os filhotes até o local indicado por uma das turistas, encontraram os pais e devolveram as aves.

Equipes da R3 Animal retornaram ao local para devolver os filhotes. — Foto: Nilson Coelho / R3 Animal

Ainda segundo a R3, esses animais são comuns em praias do Litoral catarinense. Quando filhotes, dificilmente sobrevivem sem os pais porque não conseguem se alimentar sozinhos. Essas aves não constroem ninho e usam a areia da praia para depositar os ovos.

A orientação para quando encontrar filhotes de piru-piru sozinhos é deixá-los e verificar se estão perdidos. Os pais normalmente saem em busca de alimento e voltam para os filhotes. Nesta época do ano essas aves estão em período de reprodução e fazem de dunas e restingas seus ninhos.

Pais dos filhotes estavam próximos ao local onde eles foram encontrados pelos turistas. — Foto: Nilson Coelho / R3 Animal

A espécie

Aves são comuns em praias do Litoral catarinense. — Foto: Nilson Coelho / R3 Animal

O piru-piru, também conhecido como batuíra-do-mar-grosso, bejaqui, cã-cã-da-praia e ostraceiro, são aves de pernas longas cor-de-rosa, bicos e pálpebras vermelhas com a íris amarela. Podem medir até 45 centímetros e normalmente se alimentam de moluscos bivalves, cracas e invertebrados costeiros.

Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, a recomendação é entrar em contato com os membros da equipe pelo telefone 0800 642 3341.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.