Filhotes de tartaruga ‘erram’ caminho do mar ao serem atraídas pela luz de postes em praia do Piauí

Filhotes de tartaruga ‘erram’ caminho do mar ao serem atraídas pela luz de postes em praia do Piauí
Filhotes de tartaruga 'erram' caminho do mar ao serem atraídas pela luz de postes em praia do Piauí — Foto: Divulgação/Instituto Tartarugas do Delta

Um grupo de filhotes de tartarugas-de-pente foi filmado avançando para o caminho contrário ao mar após deixarem seus ovos na praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, no litoral do Piauí.

Segundo os biólogos do Instituto Tartarugas do Delta, os animaizinhos cometeram esse “engano”, porque foram atraídas pelas luzes de postes da iluminação pública da orla da Praia da Pedra do Sal. As tartaruguinhas foram resgatadas e levadas para o caminho correto, em direção ao mar.

VÍDEO: Filhotes de tartaruga ‘erram’ caminho do mar ao serem atraídas pela luz de postes na pedra

Ao nascer, as tartaruguinhas precisam avançar para o mar, para começar a vida no seu ambiente. Anos mais tarde, quando adultas, elas voltam para a mesma praia onde nasceram, para desovar.

Segundo a bióloga Werllane Guimarães, os filhotes se orientam pela luz do sol ou da lua, refletidas no espelho d’água. Por isso, a iluminação pública da orla da praia as confunde e faz errar o caminho.

Orientações do Instituto Tartarugas do Delta sobre como deve ser a iluminação na orla das praias, para não impactar a fauna marinha - Filhotes de tartaruga 'erram' caminho do mar ao serem atraídas pela luz de postes em praia do Piauí — Foto: Instituto Tartarugas do Delta
Orientações do Instituto Tartarugas do Delta sobre como deve ser a iluminação na orla das praias, para não impactar a fauna marinha – Filhotes de tartaruga ‘erram’ caminho do mar ao serem atraídas pela luz de postes em praia do Piauí — Foto: Instituto Tartarugas do Delta

Em março (video abaixo), uma tartaruga adulta cometeu o mesmo engano e avançou pela areia da Praia do Arrombado, em Luís Correia. Ela foi resgatada pelo Instituto Tartarugas do Delta e levada de volta para o mar.

VÍDEO: Iluminação da orla da praia confunde tartaruga no litoral do Piauí – Vídeo: Instituto Tartarugas do Delta/ Divulgação

“Praias de desova precisam ter iluminação pública adequada. Os postes não podem ser tão altos, as luzes devem ser de cor âmbar, amareladas, e voltadas para o chão, e não para o mar. Não temos isso hoje nas nossas praias”, explicou Werllane.

Ela disse ainda que o Instituto Tartarugas do Delta tem dialogado com o poder público para auxiliar na adequação dessas luzes.

Por Andrê Nascimento

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.