Filhotes nascem onde gatos foram mortos e preocupam moradores: ‘Pedimos ajuda’

Filhotes nascem onde gatos foram mortos e preocupam moradores: ‘Pedimos ajuda’
Filhotes nascem onde gatos foram mortos e preocupam moradores: 'Pedimos ajuda'

Seis filhotes de gatos nasceram entre essa segunda (19) e esta terça-feira (20) no condomínio onde, pelo menos, 10 gatos foram encontrados mortos no bairro Caiçara, na região noroeste de Belo Horizonte. Moradores estão preocupados com a saúde dos recém-nascidos e da gata mãe, que não tem um tutor.

Conforme a empresária Maria Magalhães, tutora de um dos gatos mortos, os moradores estão à procura de alguém que possa acolher os animais, ainda que seja em um “lar temporário”. “Pedimos ajuda. Estamos com muito receio. Os moradores estão com medo de ainda ter material envenenado”, afirmou.

A mulher cita o fato de haver previsão de chuva para Belo Horizonte. “Se chover, eles vão morrer. Se houver a possibilidade de alguém receber os filhotinhos, seremos muito gratos”, prosseguiu Maria.

Quem puder acolher os animais, pode procurar a síndica do prédio, Nancy. O condomínio está na rua Perdizes, nº 301. O telefone de contato da síndica é o (31) 9 93228655.

Gatos mortos

Nesta terça-feira, Maria Conta que foi à delegacia para levar materiais que passarão por estudos da Polícia Ambiental no andamento das investigações. A mulher era tutora da gata July, de 5 anos, encontrada morta na semana passada com sinais de envenenamento.

O caso veio à tona, nessa segunda, após moradores denunciarem o assassinato de cerca de 10 gatos no condomínio em um intervalo de pouco mais de um mês. Segundo os relatos, os animais foram mortos com requintes de crueldade. Alguns dos bichinhos foram esquartejados e outros envenenados. Há também o caso de um filhote que foi encontrado com a cabeça cortada, a barriga aberta e as vísceras de fora.

“É um prédio tradicional, antigo. A maioria dos moradores se conhecem desde crianças. O que aconteceu é algo desumano. Ninguém nunca chegou a reclamar nem dos gatos e nem dos cachorros dos prédios. Quase todo mundo lá tem algum bichinho de estimação. Inclusive, os moradores têm o costume de colocar água e ração para os animais lá”, diz Maria.

O deputado federal Fred Costa (Patriota) fez uma representação no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e informou que entre essa segunda-feira (19) e terça-feira (20) se reunirá com os moradores do condomínio com intuito de buscar informações que remetam a quem cometeu “esse crime bárbaro”, diz ele.

“É uma tremenda covardia. Temos que chegar a quem promoveu esse crime covarde, para que possa ser submetida às sanções penais cabíveis previstas na Lei Sansão. É um crime abominável, inadmissível”, afirma.

A Lei Sansão, sancionada em 2020, é de autoria de Fred Costa e aumentou a pena para maus-tratos aos animais. O crime passou a ser punido com reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. Antes, a punição era de três meses a um ano de detenção e multa.

Em nota, a Polícia Civil de Minas Gerais informou que instaurou procedimento investigativo ao tomar conhecimento de maus-tratos a gatos ocorridos no condomínio. “A Autoridade Policial requisitou exames periciais e os trabalhos investigativos estão em andamento pela Delegacia Especializada em Investigação de Crime Contra a Fauna”, informou.

Por Gabriel Rezende

Fonte: O Tempo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.