Filhotinho de cervo ferido manca ao redor de um parque de animais enquanto turistas assistem

Filhotinho de cervo ferido manca ao redor de um parque de animais enquanto turistas assistem

Por Christian Cotroneo / Tradução de Sônia Zainko

Um pequeno cervo não se juntou ao restante da manada no parque de cervos de Marineland, ao contrário, mancou até um canto afastado da área cercada, longe da multidão barulhenta de espectadores.

Isto não impediu que alguém no parque marinho de Niágara Falls, no Canadá – muitas vezes criticado pelo tratamento desumano dispensado a orcas e outros mamíferos marinhos – o filmasse.  E o que se apresentou no curto vídeo postado no Facebook na semana passada fala por si sobre a vida em cativeiro.

No vídeo, o cervo se destaca como uma figura solitária contra a cerca.  Quando tenta andar, é óbvio que preserva sua pata dianteira.  Ele manca em alguns passos curtos, aparentemente ansioso para se afastar dos turistas agitados.

Canada cervo ferido manca parque2

Mas parece não haver trégua.

Canada cervo ferido manca parque3

Em uma declaração, o parque Marineland confirmou que a cena foi gravada em 21 de maio, acrescentando que era um simples caso de um pedregulho alojado no casco do animal – “como se uma pessoa na praia tivesse uma pedrinha em seu sapato. É uma experiência que ninguém, nem mesmo um cervo, apreciaria”.

“O diagnóstico médico catastrófico feito por indivíduos a partir de filmagens de baixa qualidade capturadas por celulares está errado, mais uma vez,” o parque acrescentou.

Um porta-voz do parque enfatizou ao site The Dodo que “todos os animais estão em boas condições de saúde e são bem tratados”.

Mas Philip Demers, que trabalhou no parque por doze anos como treinador sênior, disse ao The Dodo que ele não está convencido.

Ele diz que o vídeo, o qual ele postou, e que lhe foi enviado por uma fonte do próprio parque, sugere que “o ombro do cervo está inflamado”.

Embora o destino deste cervo ainda seja desconhecido – o parque Marineland alega que o pedregulho foi simplesmente removido – há razão para preocupações.

O parque já recebeu várias críticas no passado pela forma como trata os animais.  Na verdade, em 2012, seu proprietário, John Holer, foi acusado de  “eutanasiar” um cervo doente com um tiro de espingarda.

Em seguida, também houve relatos de sepulturas em massa de animais descobertas no Marineland. Ao relatar o passado duvidoso do parque, a revista Vice concluiu que o local é um ”inferno”.

E recentemente, no mês passado, o The Dodo publicou uma história sobre uma morsa que aparentava estar doente sendo forçada a se apresentar para uma multidão.

Canada cervo ferido manca parque4

O parque Marineland se atrapalhou para refutar as alegações de que Zeus, a morsa, estava doente, e disse que “qualquer um pode tirar uma foto pouco lisonjeira de alguém para fazê-lo parecer estar mal ou infeliz”.

A limpeza se estendeu até a página do parque no Facebook, de onde mensagens raivosas e negativas foram removidas, deixando-se apenas comentários seguros e inofensivos nas postagens.

Enquanto a condição do cervo visto tropeçando sozinho contra uma cerca no vídeo seja incerta, é claro que ele não recebeu ajuda imediata.

Canada cervo ferido manca parque5

Considere assinar a petição para aprovar leis mais duras que protejam animais como este cervo, bem como a morsa Zeus.

Assista ao vídeo da apresentação de Zeus abaixo.

Fonte: The Dodo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.