Filmagem secreta revela violência e sofrimento extremos em matadouro de ovelhas

Filmagem secreta revela violência e sofrimento extremos em matadouro de ovelhas
Foto: Cortesia de Animal Equality

A organização de direitos dos animais Animal Equality liberou vídeos e fotos de uma investigação secreta que ocorreu entre julho e agosto de 2019 no matadouro Farmers Fresh Wales, em Wrexham, North Wales (Inglaterra). O que a organização capturou é absolutamente de cortar o coração, mas é também doentio o tanto de violência testemunhada e registrada que foi feita com a presença de um inspetor da Food Standards Agency.

A Animal Equality viu ovelhas serem colocadas em uma esteira transportadora que nem sempre funciona como deveria, o que significa que as ovelhas ficam dolorosamente presas no ar. Enquanto presas, elas são atordoadas e decapitadas. Pode-se ver as ovelhas aterrorizadas enquanto são cercadas por cadáveres de outras ovelhas e testemunham as mortes brutais. Os trabalhadores usaram de força extrema para colocar as ovelhas ao redor e o olhar de terror e vê-se pânico nos olhos dos animais.

Aviso: o vídeo abaixo contém violência explícita que pode ser angustiante para os espectadores:

A Diretora Executiva Interina da Animal Equality UK, Abigail Penny, disse para o One Green Planet: “Estes animais indefesos são tratados como matéria-prima, dispostos em uma esteira que os entrega à própria morte. Matadouros são lugares inerentemente implacáveis, e esta negligência sistemática, agravada por equipamentos mal projetados, causa ainda mais sofrimento para esses cordeiros e ovelhas aterrorizados. Nós exigimos Justiça para estes animais vulneráveis. A Food Standards Agency deve agir imediatamente contra a Farmers Fresh Wales e seu próprio funcionário que falhou em seu ofício. Se pessoas querem parar o sofrimento que ocorre nos matadouros, nunca foi mais fácil escolher opões à base de vegetais ao invés de carne”.

Mais cedo este ano, a organização de direitos dos animais Animal Aid também filmou uma investigação secreta no mesmo matadouro. A Animal Aid exigiu que o governo de Welsh tornasse obrigatório o uso de câmeras em matadouros em Wales. Os resultados ensejaram uma investigação criminal pela Food Standards Agency (FSA). Entretanto, durante a investigação conduzida pela Animal Equality, um inspetor da FSA esteve presente.

Isto prova que a FSA ignora tanta crueldade e maus-tratos. É preciso tomar uma ação real! Se você concorda, assine esta petição!

Mas a melhor coisa que você pode fazer ao saber como estes animais sofrem é deixá-los fora do seu prato. Verifique nossos arquivos de receitas veganas que podem ajudar você na transição para uma dieta baseada em vegetais e baixe nosso aplicativo Food Monster!

Para mais artigos sobre animais, Terra, vida, comida vegana, saúde e receitas publicados diariamente, inscreva-se no Boletim Informativo One Green Planet! Além disso, não se esqueça de baixar o aplicativo Food Monster no iTunes, que com mais de 15.000 receitas deliciosas é o maior recurso da receitas sem carne, veganas e antialérgicas para ajudar a reduzir sua pegada ambiental, salvar animais e ficar saudável!

Finalmente, ter financiamento do público nos dá uma chance maior de continuarmos a lhe fornecer conteúdo de alta qualidade. Por favor, considere nos apoiar fazendo uma doação!

Por Sharon Vega / Tradução de Fátima C G Maciel 

Fonte: One Green Planet

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.