Filósofo brasileiro lança o livro ‘Uma breve introdução à ÉTICA ANIMAL’

Filósofo brasileiro lança o livro ‘Uma breve introdução à ÉTICA ANIMAL’

Acaba de ser publicado o livro “Uma breve introdução à ética animal: desde as questões clássicas até o que vem sendo discutido atualmente“, do filósofo catarinense Luciano Carlos Cunha, pela Editora Appris. A obra apresenta os principais tópicos que estão em discussão quando se trata das implicações éticas de nossas decisões que afetam os animais não humanos, levantando novas questões e propondo uma nova abordagem aos problemas centrais dessa área.

Temas clássicos, que são o pano de fundo para o entendimento da discussão presente em outras obras sobre o assunto, são abordados de maneira detalhada em uma linguagem acessível.

Temos obrigações para com os animais não humanos? Em caso afirmativo, deveríamos ter por eles o mesmo grau de consideração que deveríamos ter pelos humanos? O que é especismo? É análogo a outras formas de discriminação, como o racismo e o sexismo? Que defesas do especismo existem? Que argumentos existem para se rejeitar o especismo? A morte prejudica os animais não humanos? Em caso positivo, que critérios devemos utilizar para medir o quanto a morte lhes prejudicaria? Quais as implicações práticas das respostas que deveríamos dar a essas questões?

Além dessas questões clássicas, são abordadas também algumas que são centrais na discussão atual sobre ética animal. A consideração pelos animais e o ambientalismo são complementares ou opostos? Deveríamos estudar como prevenir também os danos que os animais padecem em decorrência dos processos naturais ou apenas aqueles decorrentes de práticas humanas? Qual a importância da causa animal em comparação a outras causas também importantes? Em que critérios deveríamos (e em quais não deveríamos) nos basear para ajudar os animais da maneira mais eficiente possível?

Segundo o autor “por abordar esses temas de maneira detalhada, mas ao mesmo tempo didática e com uma linguagem acessível, ‘Uma breve introdução à ética animal’ será útil não apenas para quem deseja trabalhar esse tema no meio acadêmico, mas para qualquer pessoa que se preocupe em agir de modo justo para com aqueles que serão afetados por suas decisões”.

Como adquirir

O livro “Uma breve introdução à ética animal” contém 249 páginas e inicialmente e o preço é de R$ 52,00 cada exemplar mais R$ 10,00 do custo de envio pelos Correios (esse valor do frete é para até dois exemplares). O próprio autor conta com exemplares para venda e o pagamento pode ser feito da seguinte forma:

  • pelo PIX CPF 03595339908 (Luciano Carlos Cunha)

ou por transferência bancária:

  • Banco 260 – Nu Pagamentos S.A.
    Agência 0001
    Conta corrente 3267794-3
    Luciano Carlos Cunha
    CPF 035-953.399-08

Depois, basta enviar o comprovante e os dados para a entrega: nome completo, endereço, CEP, bairro, cidade, estado. Eles podem ser informados por meio do WhatsApp 48 99857-8996.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.