Fim da tração animal: cavalos recebem tratamento antes da adoção em Sapiranga, RS

Fim da tração animal: cavalos recebem tratamento antes da adoção em Sapiranga, RS

Desde o primeiro dia do ano, está proibida a circulação de veículos com tração animal em toda a cidade de Sapiranga, medida que atende legislação aprovada ainda em 2020 e que tem entre os objetivos, acabar com os maus-tratos aos animais. Pessoas que forem flagradas pela Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica, Guarda de Trânsito ou ainda pela Brigada Militar, circulando com carroças, terão o veículo e o animal apreendidos.

Para não deixar essas pessoas, que utilizam esse meio como fonte de renda, desassistidas, a prefeitura passa a oferecer auxílio para a mudança de renda, assim como oferece cursos de novas profissões através de trabalho da Secretaria de Assistência Social.

Já os cavalos que são entregues pelos tutores de forma voluntária, ou ainda os que são recolhidos devido a nova lei e também por maus-tratos, ficam sob responsabilidade da prefeitura que possui um tratamento especial aos animais para que possam ser encaminhados para adoção. Dois locais diferentes, ambos na zona rural da cidade, foram preparados para abrigarem os cavalos antes de estarem aptos a ficarem sob a responsabilidade de novos tutores.

Como funciona o processo

Após serem entregues de forma voluntária ou recolhidos pela fiscalização ambiental, os animais são direcionados para uma cabanha na zona rural do município. Neste local, os cavalos passam por diferentes exames exigidos pela inspeção veterinária e recebem alimentação adequada, além de todos os cuidados necessários até estarem aptos para adoção.

Já aptos a serem cuidados por novos tutores, mas ainda a espera de adoção, os animais são colocados em um terreno de propriedade da prefeitura com vasto local para pastagem. Servidores vistoriam o local diariamente e realizam outros atendimentos aos animais caso seja necessário.

Adoções em diferentes cidades

As adoções dos cavalos também já são uma realidade e os animais que antes serviam para puxar carroças, tem um novo destino. “Em 2022, tivemos umas quatro adoções, tudo de pessoas de fora de Sapiranga e agora temos mais duas em vista, também para outras cidades”, detalha o secretário de Meio Ambiente e Preservação Ecológica, Éderson Klein. Interessados em serem tutores dos animais resgatados podem entrar em contato com a secretaria.

Fiscalização antes da adoção

Depois de todos os cuidados recebidos e aptos para adoção, a Prefeitura busca novos tutores para os animais, porém o processo passa por uma série de medidas antes de ser finalizado. “Além de todas as outras medidas burocráticas, nossos fiscais vistoriam o possível local onde o cavalo vai ser abrigado, para garantir que estará sendo bem cuidado”, informa Ederson. “Inclusive, no final de 2022, tivemos um caso de uma adoção que foi negada. Após uma vistoria, o nosso fiscal constatou que o local não era adequado para receber o animal e o processo de adoção não foi adiante”, detalha o secretário.

No dia 03 de janeiro, entre cavalos recebidos através de entrega voluntária ou recolhidos por maus-tratos, 32 animais estavam sob responsabilidade da prefeitura de Sapiranga.

Fonte: Jornal Repercussão

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.