FINALMENTE: Os EUA proíbem a venda de marfim de elefantes

FINALMENTE: Os EUA proíbem a venda de marfim de elefantes

Por Katy Brink / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Os EUA acabaram de fazer uma mudança real para acabar com o abate de elefantes.

Uma emenda ao Ato pelas Espécies Ameaçadas quase proíbe completamente a venda de marfim de elefantes, anunciada pelo U.S. Fish & Wildlife Service (USFW – Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA) no último dia 2. O público americano estava determinado a tornar esta lei uma realidade.

“Desde que nós propusemos esta norma em 2015, recebemos mais de 1,3 milhões de comentários do público, demostrando que os norte-americanos se importam profundamente com os elefantes e apoiam esmagadoramente a conservação do elefante africano”, disse o Diretor do USFW, Dan Ashe.

EUA proibem venda marfim2

Um elefante é morto a cada 15 minutos pelas suas presas, e os EUA é o maior mercado de marfim no mundo atrás somente da China, de acordo com o USFW.

Previamente, as vendas domésticas de marfim eram consideradas legais se o elefante tivesse morrido de causas naturais ou se o marfim tivesse sido importando antes de 1978 – exceções que eram facilmente exploradas porque a distinção é invisível e de alguma forma sem sentido. A nova lei limita a venda de marfim de elefantes para certos itens manufaturados como instrumentos musicais e armas que contenham menos de 200 gramas de marfim e antiguidades com mais de 100 anos. De acordo com Ashe, estes itens não estimulam a caça.

“Nossas ações interrompem um grande caminho para os traficantes de vida selvagem ao remover a cobertura que o comércio legal de marfim fornece ao comércio ilegal”, ele disse. “Nós ainda temos muito a fazer para salvar esta espécie, mas hoje é um bom dia para o elefante africano”.

Os EUA não são o único país enviando uma forte mensagem de que os elefantes valem muito mais vivos. No mês passado, o Quênia queimou um número sem precedentes de 105 toneladas de presas de elefantes e chifres de rinocerontes, representando cerca de 7.000 animais abatidos.

EUA proibem venda marfim3

A cada dia, cerca de 100 elefantes ainda são mortos por suas presas, destruindo as famílias. Você pode ajudar elefantes órfãos através da organização David Sheldrick Wildlife Trust e comprometer-se a acabar com o crime de animais selvagens aqui.

Fonte: The Dodo

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.