Fiscais apreendem cavalos suspeitos de sofrerem maus-tratos no DF

Donos devem pagar multa de R$ 200 ao Ibram para retirar animais. Quatro carroças irregulares foram destruídas pela Agefis.

Fiscais do governo do Distrito Federal apreenderam dois cavalos e quatro carroças em situação irregular em Brasília nesta quinta-feira (24). Os animais foram recolhidos por suspeitas de sofrerem maus-tratos e levados para o Núcleo de Apreensões da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), onde receberão tratamento.

Para retirá-los, os donos dos animais devem pagar multa de R$ 200 ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Caso haja reincidência, o valor da multa dobra. As carroças foram destruídas na Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis).

A blitz que apreendeu os veículos faz parte do programa Veículo de Tração Animal (VTA), que regulariza esse tipo de transporte no DF.

Fonte: G1

Nota do Olhar Animal: A medida correta não é regulamentar a exploração dos cavalos, e sim banir a tração animal, substituindo-a por tecnologia, como a empregada no projeto Cavalo-de-Lata. Que começa a ser adotado em algumas cidades.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.