Flagrantes de abandono de animais se tornam rotineiros em Livramento, RS

Flagrantes de abandono de animais se tornam rotineiros em Livramento, RS

Nas últimas semanas, os santanenses, usuários das redes sociais, denunciaram, no mínimo, duas situações de abandono de cães. O primeiro, sendo flagrado por uma câmera de monitoramento de uma residência, onde mostra um carro, abrindo a porta, deixando o animal na calçada e saindo em seguida. O mais recente compartilhado nas redes, onde foram deixados 10 filhotes, dentro de uma mala fechada, na região do bairro Wilson. Os animais com pouco mais de um mês de vida, estavam com fome e sede e foram resgatados antes das chuvas, os cães estão para adoção responsável. As publicações sobre os casos de abandono são recorrentes. A Polícia Civil gaúcha realizou, de janeiro a março de 2022, 1.494 registros de crueldade contra animais.

Animal não é descartável

A representante da Associação Santanense de Proteção aos Animais (ASPA), Juliana Lemos, destacou que a entidade registra um aumento acentuado de casos, alavancado pela pandemia. “Vimos que o número chega a triplicar e isso não acontece somente com os animais filhote, cães e gatos mais velhos e doentes são abandonados pois seus antigos dons não querer arcar com um tratamento, muitas vezes de custo elevado. Vimos que tem uma espécie de falta de compreensão de que o animal não é um objeto e que sim é um integrante da família. Várias vezes recebemos ligações de pessoas que pedem que a ASPA retire e leve os filhotes para o canil da instituição. A responsável pela doação é a própria dona. Nós temos animais doentes e em tratamento no canil, onde infelizmente, um filhote não pode ficar pois acabará morrendo em poucos dias devido a cinomose, por exemplo”, destaca.

“Nós enxugamos gelo, pois muitos responsáveis não cuidam dos animais, principalmente na castração deles, assim aumentando a população de cães soltos, animais atropelados, crueldade com os animais, entre outras situações. Se não houverem projetos e a conscientização teremos um problema grave de saúde pública. Não possuímos apoio de projetos do Executivo, então a causa animal está deixada de lado e enquanto não tratarmos isso lá no começo, na educação da população. Por sorte temos algumas atividades de castração que acontecem em Rivera, de forma mais econômica, que no lado brasileiro”, pontua Juliana.

Animais não são descartáveis e abandoná-los é crime segundo a nova Lei Federal nº 14.064/20, que altera a Lei nº 9.605/1998, aumentando a pena de detenção para até cinco anos para crimes de maus-tratos a cães e gatos.

O abandono causa extremo sofrimento ao animal, que tem dificuldades para encontrar alimento e abrigo em ambientes desconhecidos, ficando desprotegidos da chuva, do frio, da exposição ao tempo e sujeitos a brigas, atropelamentos e maus-tratos. Vale lembrar que, nem todos os animais são resgatados ou adotados.

Por João Victor Montoli

Fonte: Correio do Pampa

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.