Florianópolis (SC) é mais uma cidade brasileira a proibir a produção e venda de foie gras

Florianópolis (SC) é mais uma cidade brasileira a proibir a produção e venda de foie gras
Foto: Reprodução Internet

Nesta segunda-feira, 12, foi aprovada em Florianópolis a Lei Complementar Nº 593, que proíbe a produção e comercialização de foie gras no município.

De acordo com o texto “Fica proibida a produção e a comercialização de Foie Gras, in natura ou enlatado, nos estabelecimentos comerciais situados no âmbito do município de Florianópolis; A infração ao disposto nesta Lei
Complementar acarretará ao infrator as sanções previstas pelo órgão fiscalizador responsável.”

A produção de foie gras geralmente envolve forçar um tubo de metal na garganta de patos e gansos a fim de alimentá-los com quantidades exageradas de grãos, de maneira não natural. Há cerca de um ano, Blumenau foi a terceira cidade brasileira a proibir o produto.

A dor e os ferimentos provocados nas aves para a produção do foie gras já foram comprovados cientificamente. O método dificulta ações cotidianas básicas dos animais como andar e se movimentar por conta do aumento desproporcional de seus fígados, induzido pela alimentação forçada.

A prática ainda pode ocasionar contusões dolorosas, lacerações, feridas ou ruptura de órgãos, sem falar no medo e no estresse envolvidos no processo. Mais de doze países como Alemanha, Israel e Polônia já proibiram a produção de foie gras e, no início de 2015, as cidades de São Paulo e Sorocaba também baniram a produção e a venda do alimento.

Fonte: O Barato de Floripa 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.