RJ Arraial foca turistas H

Foca mobiliza turistas e moradores em praia de Arraial do Cabo, RJ

Animal apareceu na Praia Grande na tarde deste domingo (24). Pessoas tentaram se aproximar e homem ajudou animal a voltar para o mar.

Por Gustavo Garcia

Uma foca apareceu na beira do mar da Praia Grande, em Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio, na tarde deste domingo (24). Um vídeo, gravado por Fillipe Nakachina, mostra o mamífero quase na areia cercado por pessoas que tentavam brincar e ajudar o animal. Nas imagens gravadas por volta das 16h é possível ver um homem tentando espantar o animal para que ele volte para o mar.

Segundo o biólogo Eduardo Pimenta, que analisou as imagens do vídeo para o G1, é provável que a foca tenha se perdido da rota e buscado a areia para descansar.

RJ Arraial foca turistas

“Pelas imagens ela aparenta estar bem, sem ferimentos. Mas pode estar muito cansada, por isso se aproximou da beira da praia. Eu acredito que ele deve se manter na região por um tempo, até recuperar as forças”, afirma o especialista.

Ainda de acordo com Pimenta, é comum a presença de mamíferos marinhos neste período do ano, mas já havia um tempo que as focas não apareciam na região.

“Esses mamíferos vêm principalmente do hemisfério sul, de regiões como a Patagônia, e acabam perdendo a rota. Quando chegam aqui encontram dificuldades para sobreviver por conta da água poluída e da temperatura, por exemplo. Não é o ideal para eles”, declarou o biólogo.

O especialista orienta as pessoas a não fazerem contato com o animal.

“São animais tranquilos, que normalmente não atacam humanos. Mas quando se sentem ameaçados, podem ser agressivos. O próprio vídeo mostra ela reagindo quando o homem tenta fazer com que ela se afaste da areia”, conclui.

Assista ao vídeo clicando aqui.

Fonte: G1

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.