Fogos de artifício com estampidos altos serão proibidos em Guaramirim, SC

Fogos de artifício com estampidos altos serão proibidos em Guaramirim, SC

Iniciativa do vereador Matias Tomczak, transformada em projeto de lei aprovado na sessão de terça-feira (16), proíbe o uso de fogos de artifícios, foguetes e outros artefatos pirotécnicos que causam barulho em Guaramirim. Segundo o vereador, os fogos de artifício barulhentos causam problemas para a comunidade, em especial para a população acamada e idosa e também para os animais que ficam assustados e desorientados, justificou.

Projetos semelhantes existe também em outras cidades. Aprovado em primeiro turno, o documento segue para nova votação na terça-feira (23) e deve ser ratificado. Após a sanção, a lei entra em vigor em 90 dias, tempo em que os comerciantes poderão comercializar os foguetes de estampido até fechar o estoque.

Findo o prazo, se alguém for flagrado ou notificado com fogos de artifício (foguetes e rojões), receberá uma multa que será revertida ao bem-estar animal. O valor da multa será definido pela Prefeitura de Guaramirim.  Os fogos com efeitos luminosos, sem o forte estampido, poderão continuar sendo usados.

Fonte: JDV

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.