Foi rejeitado várias vezes por ter um problema na língua, mas hoje conquista o mundo

Foi rejeitado várias vezes por ter um problema na língua, mas hoje conquista o mundo
É impossível resistir a esta carinha.

Don Pepe foi abandonado dentro de uma caixa à porta de um abrigo em Londres. Quando foi resgatado, o chihuahua não parecia confortável em ambientes fechados, nem a receber festas, e os voluntários suspeitaram que Don Pepe tinha crescido numa quinta de criação de cães. Ainda assim, apesar dos problemas de socialização, sempre acreditaram que rapidamente o patudo iria encontrar um novo lar. Mas não foi isso que aconteceu.

Passado cinco meses, ainda vivia no abrigo. O motivo? “As pessoas rejeitavam-no por causa da língua”, explicou Khaya Castagnoli, a atual tutora, ao The Dodo. Com apenas dois dentes, Don Pepe tem dificuldades em manter a língua dentro da boca. Devido a isso, não tem muito controlo sobre ela e várias vezes acaba por ter expressões peculiares.

O aspeto físico que fez com que milhares de pessoas o rejeitasse, foi exatamente o que mais chamou a atenção de Khaya. Em março de 2021, a tutora adotou oficialmente Don Pepe. “Às vezes, juro que parece que ele acena com a língua, mas se isso é voluntário ou involuntário, não tenho a certeza”, realçou. “Ele ainda dá lambidelas, por isso ainda deve ter algum controlo”.

Nos passeios, porém, a língua tem “vida própria”. E é impossível não conquistar todas as pessoas que passam por ele.

Língua ao vento.
Língua ao vento.

O Chihuahua já viajou o mundo

Se não bastasse as milhares de pessoas que conquistou em Londres, onde vive, Don Pepe já esteve em Paris e em Nova Iorque. A colecionar grandes cidades, no Instagram o Chihuahua é conhecido como “Vegan food blogger” (blogger de comida vegan) e já esteve em vários restaurantes pet friendly com a tutora Khaya Castagnoli.

Don consegue comer normalmente mas por vezes, tem dificuldades em comer o seu snack favorito: ervilhas. “Elas rolam”, diz a tutora. “Mas além disso, ele consegue comer muito bem. A sua língua passa praticamente todo o tempo fora da boca. Eu só a vejo para dentro quando ele late, o que é muito raro”, acrescenta.

Quando sai para passeios, é impossível não ser parado por diversas pessoas. “Ele definitivamente anima as pessoas. É impossível olhar para ele e não sorrir”, frisa a tutora. “Muitos miúdos perguntam se podem tocar na língua dele, ficam encantados. Alguns não o reconhecem como um cão, mas sim como uma criatura da qual nunca ouviram falar”.

Quando Khaya é questionada sobre o motivo de Don ter sempre a língua de fora, a tutora aproveita para falar sobre a importância de resgatar animais em especial os mais velhos. Em casa, a dupla partilha o espaço com dois outros Chihuahuas, também adotados: Queen Tula, a “esposa” de Don (que tem o dobro do seu tamanho), e Spud, um cão sem pelo.

Percorra a galeria para conhecer a família completa de Don.

Por Izabelli Pincelli

Fonte: Pit / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.