Força-tarefa garante resgate de cavalo em Santa Maria, RS

Força-tarefa garante resgate de cavalo em Santa Maria, RS
Animal foi resgatado e encaminhado ao Hospital Veterinário da UFSM

Uma força-tarefa, realizada na manhã desta sexta-feira (19), garantiu a sobrevivência de um cavalo que sofria maus-tratos no Município. O equino foi localizado completamente debilitado na Rua 19, na Vila Alto da Boa Vista, no Bairro Nova Santa Marta. A Guarda Municipal, o Instituto Assistencial de Bem-estar Animal, o Grupo Santa Maria sem Tração e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente se uniram para resgatar o animal que estava caído em via pública.

Após uma grande mobilização, inclusive com voluntários da comunidade, o cavalo foi levado de reboque ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Santa Maria, onde recebe tratamento e acompanhamento de profissionais. Ressalta-se que maus-tratos a animais é crime e, caso encontrado, o responsável responde pela ação, além de ser multado.

“Esse animal estava em uma situação de extrema vulnerabilidade, muito maltratado. É muita sorte e muito empenho mantê-lo a salvo”, destacou o coordenador da Central Bem-Estar Animal do Município, Alexandre Caetano.

Ressalta-se que o setor do Município é responsável pela fiscalização. Dessa forma, a população pode denunciar maus-tratos por meio do telefone (55) 3921-7150. Assim, a equipe pode localizar o responsável e, se confirmado o crime, a fiscalização aplica multas previstas em lei.

Para garantir eficácia na fiscalização, a Prefeitura de Santa Maria lançou licitação para a compra de 500 chips que serão implantados em cavalos que circulam pelas ruas. Assim, será possível identificar os animais e garantir a integridade dos equinos.

CENTRAL DE BEM-ESTAR ANIMAL

A Central de Controle e Bem-Estar Animal (CCBEA) foi criada pela Lei 5657/2012 e funciona junto à Secretaria de Meio Ambiente do Município desde fevereiro de 2017. A CCBEA/PMSM atende, juntamente com o Batalhão Ambiental e o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Santa Maria (GMSM), Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) e as entidades de proteção animal (ONGs), devidamente cadastradas junto à CCBEA/PMSM, demandas relacionadas a maus-tratos e crueldade dos animais no Município de Santa Maria.

SERVIÇO

Endereço: Rua Venâncio Aires, 2277 – Centro Administrativo Municipal (4º andar) – Secretaria de Meio Ambiente
Contatos: [email protected]
Telefone: (55) 3921-7150
Atendimento: 7h30min às 12h e das 13h às 16h30min
A CCBEA/PMSM recebe denúncias de maus-tratos, devidamente identificadas, pelo e-mail: [email protected].

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Foto: Divulgação/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fonte: Prefeitura de Santa Maria

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.