Leao garrafa boca H

Foto de jovem leão com uma garrafa plástica na boca conta uma triste história

Por Orietta C. Estrada / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, mas quando olhamos para esta foto de um leão selvagem com uma garrafa plástica na boca… somente uma frase passa pela cabeça – Como assim??

Leao garrafa boca

Vendo isto, parece que realmente não existe nenhum lugar neste planeta que não foi tocado por humanos, seja diretamente (poluição plástica) ou indiretamente (mudança climática). Nada é sagrado, mas uma coisa é certa, nós temos que continuar a lutar para acabar com o plástico. Já é hora do plástico ir para o mesmo lugar dos cigarros – cada vez mais longe do nosso alcance.

Enquanto na superfície o plástico possa parecer incrivelmente conveniente, na realidade, ele é extremamente danoso para o mundo à nossa volta. O plástico afeta negativamente os animais, diferentemente dos humanos. Por exemplo, nós sabemos que não devemos comer plástico (obviamente), mas para os animais, alguns itens plásticos podem parecer comida e eles acidentalmente podem engolir ou consumir sacolas ou garrafas plásticas facilmente.

Estudos mostraram tartarugas marinhas e baleias confundindo sacolas plásticas nos oceanos com águas-vivas, o que pode ser extremamente prejudicial para a saúde delas. Muitos de nós já ouvimos histórias de animais de estimação engolindo brinquedos e o sofrimento que isso causa, e é basicamente isso que também acontece com a vida selvagem. Nós não deixaríamos nosso cão ou gato comer uma garrafa de plástico, certo? Obstrução intestinal pode ser fatal. O plástico também pode causar bloqueios que levam o animal a morrer de fome porque ele não pode digerir alimentos e absorver nutrientes essenciais.

Até mesmo os animais que não consomem o plástico diretamente podem comer outros animais que comeram plástico (pense na cadeia alimentar), e enfrentam as ramificações negativas. Uma vez dentro do corpo, o plástico pode causar um aumento de substâncias químicas através do processo de bioamplificação. O plástico é conhecido por absorver substâncias químicas e metais do ambiente, que serão liberados com o tempo – e quando esse processo acontece dentro do corpo de um animal, este está sujeito a todo tipo de substâncias ruins e potenciais venenos.

Considerando que o plástico pode ser consumido em qualquer nível da cadeia alimentar – até mesmo pelo minúsculo zooplâncton – isto mostra um enorme impacto para não somente um animal, mas um ecossistema inteiro. E humanos não estão isentos disto também. Estima-se que as pessoas que comem frutos do mar consomem mais de 11.000 pedaços de microplásticos por ano – e não é que o que vai, volta?

Então enquanto esta foto de um leão com uma garrafa plástica na boca possa parecer bizarra e até mesmo de uma certa forma inocente, ela mostra uma história muito mais obscura sobre nossa obsessão com plástico. Este material é inteiramente ruim para ecossistemas, animais, humanos – mas cada um de nós tem o poder de fazer a diferença. Vale a pena sacrificar um pouco de conveniência para diminuir o impacto do plástico nos ecossistemas, e a forma de fazer isso é acabar com ele.

Fonte: One Green Planet

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.