EUA rinoceronte destino nossas maos H

Foto de rinoceronte órfão mostra-nos que o destino desta espécie está nas nossas mãos

Por Aisling Maria Cronin / Tradução de Alda Lima

Enquanto damos olá a um ano novinho em folha (olá, 2016!), o momento é propício para que olhemos para trás para as lições que aprendemos em 2015. Houve muitos motivos para os Green Monsters sorrirem no ano passado, já que defensores dos direitos dos animais alcançaram uma série de vitórias significativas; inúmeros animais foram resgatados de situações horríveis. E na semana passada mesmo, soubemos que o presidente Obama tinha assinado uma proibição oficial às prejudiciais microbeads (microesferas) nos produtos de cuidados pessoais americanos! Isto certamente terá um efeito positivo sobre os animais marinhos.

No entanto, houve também muitas notas sombrias durante 2015. A caça furtiva a animais selvagens continua a ser uma ameaça sempre presente na vida de elefantes e rinocerontes africanos. Estima-se que a cada quinze minutos um elefante africano seja morto por causa de seu marfim, e especialistas em vida selvagem temem que a espécie possa estar extinta dentro de vinte anos, a menos que sejam feitos esforços mais fortes para combater o comércio de marfim. Enquanto isso, as perspectivas para os rinocerontes são tão sombrias quanto para os elefantes, se não mais.

Nola, um dos últimos Rinocerontes Brancos do Norte remanescentes no planeta, faleceu em novembro passado. Restando apenas um macho e duas fêmeas — cada uma delas com capacidade de reprodução limitada — é provável que sua espécie agora vá acabar durante a sua vida. Eles se tornaram extintos na natureza selvagem em 2006. O Rinoceronte-negro Ocidental foi declarado extinto em 2013, enquanto o Rinoceronte-de-java sofreu o mesmo destino em 2011.

O penoso destino dos rinocerontes do mundo foi capturado em uma única foto. A imagem foi feita por Ami Vitale para a National Geographic e mostra um rinoceronte recentemente órfão sendo consolado por cuidadores humanos.

Ele parece como se quase não tivesse forças para continuar.

EUA rinoceronte destino nossas maos

O retrato comovente desse bebê mostra-nos que o seu destino, e o destino de todos os outros rinocerontes, realmente está nas mãos dos homens. As decisões que tomaremos nos próximos meses e anos tem o poder de determinar se eles terão a oportunidade de florescer mais uma vez… ou se vão deixar nosso planeta para sempre. Aqui estão alguns exemplos de como você pode ajudá-los:

A primeira de todas as coisas: NUNCA compre produtos feitos de marfim.

Ajude a aumentar a consciência sobre a situação dos rinocerontes compartilhando artigos sobre o assunto, incluindo:

Envolva-se numa das muitas e fantásticas organizações que estão trabalhando para salvar rinocerontes, incluindo:

Participe da Marcha Global pelos Elefantes e Rinocerontes em outubro próximo, onde preocupados amantes dos animais do mundo todo irão marchar pelas ruas de suas cidades, exigindo mudanças. Informações detalhadas sobre as cidades participantes da marcha de 2016 serão disponibilizadas mais próximo à data.

Fonte: One Green Planet

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.