FPI resgata cerca de 100 pássaros em viveiro clandestino em Santana do Ipanema, AL

Animais não estavam sendo alimentados apropriadamente. Foram encontrados ninhos de aves em risco de extinção.
A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco flagrou um viveiro clandestino após uma denúncia nesta quarta-feira (18). Cerca de 100 pássaros silvestres foram encontrados em um motel localizado no município de Santana do Ipanema.
Os animais achados no local foram resgatados pelas equipes da FPI e levados para uma base de triagem e tratamento do município onde ocorreu a operação.
De acordo com a equipe médica veterinária que acompanhava a fiscalização, os pássaros que estiverem aptos a voltar para o habitat serão soltos em breve numa unidade de conservação do Estado.
“Se o viveiro estivesse regularizado até poderia ser considerado adequado para criação de pássaros. A alimentação destinada aos animais é que precisa de muitos ajustes, pois esses animais não podem ter uma dieta composta por cuscuz e leite, por exemplo, como foi encontrado”, explica o médico-veterinário, Isaac Albuquerque.
O proprietário do estabelecimento em que a fiscalização foi feita alegou que comprou o imóvel, há 3 anos, já com o viveiro. Depois da operação desta quarta-feira, o ambiente de criação dos pássaros foi destruído para evitar que novos animais sejam presos no local.
Na operação, a FPI do São Francisco resgatou aves raras como o Sangue-de-Boi, espécimes de Craúna, Xexéu Boca-de-Ninho, Asa-Branca, Três-Cocos, Perdiz, Sabiá, Casaca-de-Couro, Galinha-D’água, Soldado-Inglês, Peito-de-Aço, Papa-Pimenta, Veludo, entre outros. Também foram encontrados ninhos de pássaros, onde pelo menos três deles, estão com os animais em risco de extinção.
Mais notícias
{module [427]}
{module [425]}