FPI resgata cerca de 100 pássaros em viveiro clandestino em Santana do Ipanema, AL

FPI resgata cerca de 100 pássaros em viveiro clandestino em Santana do Ipanema, AL

Animais não estavam sendo alimentados apropriadamente. Foram encontrados ninhos de aves em risco de extinção.

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco flagrou um viveiro clandestino após uma denúncia nesta quarta-feira (18). Cerca de 100 pássaros silvestres foram encontrados em um motel localizado no município de Santana do Ipanema.

Os animais achados no local foram resgatados pelas equipes da FPI e levados para uma base de triagem e tratamento do município onde ocorreu a operação.

De acordo com a equipe médica veterinária que acompanhava a fiscalização, os pássaros que estiverem aptos a voltar para o habitat serão soltos em breve numa unidade de conservação do Estado.

“Se o viveiro estivesse regularizado até poderia ser considerado adequado para criação de pássaros. A alimentação destinada aos animais é que precisa de muitos ajustes, pois esses animais não podem ter uma dieta composta por cuscuz e leite, por exemplo, como foi encontrado”, explica o médico-veterinário, Isaac Albuquerque.

O proprietário do estabelecimento em que a fiscalização foi feita alegou que comprou o imóvel, há 3 anos, já com o viveiro. Depois da operação desta quarta-feira, o ambiente de criação dos pássaros foi destruído para evitar que novos animais sejam presos no local.

Na operação, a FPI do São Francisco resgatou aves raras como o Sangue-de-Boi, espécimes de Craúna, Xexéu Boca-de-Ninho, Asa-Branca, Três-Cocos, Perdiz, Sabiá, Casaca-de-Couro, Galinha-D’água, Soldado-Inglês, Peito-de-Aço, Papa-Pimenta, Veludo, entre outros. Também foram encontrados ninhos de pássaros, onde pelo menos três deles, estão com os animais em risco de extinção.

Fonte: G1

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.