Frada realiza campanha para ajudar cães e cuidadores em Joinville, SC

Frada realiza campanha para ajudar cães e cuidadores em Joinville, SC
Doações podem ser deixadas na recepção da Câmara de Vereadores(Foto: Frada, Divulgação)

Campanha para arrecadar ração, remédios veterinários, produtos de limpeza e alimentos não perecíveis está sendo realizada pela Associação Frada – Frente de Ação pelos Direitos Animais, com apoio da Polícia Civil e da Câmara de Vereadores de Joinville. O objetivo é auxiliar dezenas de cães vítimas de maus-tratos e as pessoas que os acolhem. A maioria quase absoluta desses cuidadores é composta por mulheres. Caixas coletoras foram colocadas nas sedes do Legislativo e do Detran.

Atualmente, a Frada ajuda cerca de 200 cães que estão distribuídos nas casas de cuidadoras, grande parte delas aposentadas. Cada uma é responsável por 20 a 50 animais, que chegam de diversas formas: são resgatados por elas porque estão em situação de risco ou morte iminente nas ruas (atropelados, abandonados, doentes, ninhadas descartadas); ou atendem a pedidos de vizinhos, parentes e até desconhecidos, que as procuram quando se deparam com casos de abandono ou maus-tratos, mas não querem assumir o problema.

Segundo a presidente da Frada, Liliane Freitas Lovato, “essas senhoras nunca planejaram ter essa quantidade de animais, mas geralmente moram em locais de muitos abandonos e não conseguem virar as costas quando se deparam com algum deles em sofrimento”. Quando se dão conta, elas estão com muito mais animais do que conseguem cuidar.

Dívidas

— Em poucos anos elas se veem aprisionadas num pesadelo, pois têm sob sua tutela dezenas de animais que não conseguem cuidar e alimentar adequadamente — diz Liliane.

Resultado: dívidas imensas com a compra de rações, medicamentos e atendimentos veterinários que não têm condições de honrar.

— Ocorre também o afastamento da família e de amigos, além de enfrentarem ameaças e denúncias de vizinhos, por causa dos latidos e do mau cheiro. Muitas delas, devido à idade avançada ou a problemas de saúde, não conseguem manter o ambiente livre do mau cheiro e de parasitas — relata a presidente da Frada.

Os problemas são diversos, não só para os animais, mas também para os humanos que cuidam deles. “Por isso, a Frada está arrecadando produtos também para essas senhoras, que acabam usando praticamente todo dinheiro da aposentadoria com os animais sob sua tutela”, explica Liliane.

Onde levar as doações

Tanto as doações de ração e medicamentos veterinários como os produtos de limpeza e alimentos não perecíveis podem ser deixadas na recepção da Câmara de Vereadores (avenida Hermann August Lepper, 1.100, bairro Saguaçu) e no Detran (rua Blumenau, 2.103, bairro América).

Se alguém quiser conhecer o trabalho realizado pelas voluntárias para contribuir de outra forma, como vacinação, banho e tosa, atendimento veterinário, apadrinhamento ou adoção, envie um e-mail para [email protected].

Fonte: NSC Total

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.