DF brasilia joevalle thumb1

Frente Parlamentar do DF visita instalações da Zoonoses

DF brasilia joevalle-212x300Com o objetivo de buscar melhorias nos serviços prestados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) aos animais que chegam ao local, o deputado Joe Valle (PDT), como coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais da Câmara Legislativa do DF, participou ontem (9/05) de reunião com a direção da instituição. O parlamentar também verificou as condições dos animais recolhidos. Participaram também a deputada Eliana Pedrosa (PPS), integrante da Frente, e ativistas da causa.

Na ocasião, o deputado Joe Valle lembrou o que já foi feito para tratar a questão e os próximos passos, além de propor soluções para dar um melhor tratamento aos cães e gatos do lugar e tornar mais eficiente a gestão do CCZ. “Como desdobramento da audiência pública que debateu o Direito Animal que aconteceu na Câmara Legislativa no final de 2013, tivemos uma ação prática de visita à Zoonoses para ver as condições de como os animais são tratados. Logicamente é uma estrutura antiga, desgastada pelo tempo e que precisa de atenção. Nosso próximo passo é realizar um seminário na Câmara, chamamos todos para debater e aprofundar o assunto.”

Ele ainda defendeu que as ações da Zoonoses de controle animal devem ser articuladas e integradas com parlamentares e a sociedade, principal meta do seminário. “Vamos dar desdobramento a isso trazendo toda a sociedade civil organizada para se trabalhar um termo de cooperação onde se possa ter como resultado a melhoria da qualidade de vida dos animais que estão lá instalados”, ressaltou o deputado.

Para a vice-presidente da Frente de Ações pela Libertação Animal (FALA) em Brasília, Tailinny Viana, o encontro foi produtivo e necessário. “Estava precisando apresentar o grupo de trabalho da Frente Parlamentar para o CCZ. Além disso, vim trazer informações para eles, que poderão ajudar em relação aos direitos e cuidados que tem que ter com os animais aqui. Acho que deve haver um vínculo, entre parlamentares, o grupo de trabalho, ONGs, sociedade e o CCZ. Temos um intuito em comum, que são os animais”, frisou.

A direção do CCZ se comprometeu em caráter imediato a aumentar o conforto dos cães e gatos abrigados, além de dar mais estrutura aos laboratórios e melhorar as condições de trabalho aos servidores.

Fonte: Donny Silva

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.