Frio: cães de moradores de rua serão acolhidos junto a seus tutores em abrigo para pernoite em Limeira, SP

Frio: cães de moradores de rua serão acolhidos junto a seus tutores em abrigo para pernoite em Limeira, SP
Foto: Divulgação / Gabinete Betinho Neves

Durante esta semana, em que a promessa é de frio intenso em toda a região, Limeira (SP) deve intensificar a abordagem e acolhimento de moradores de rua. Segundo o vereador Betinho Neves (PV), que atua também no trabalho de acolhimento a pessoas em situação de rua, esse ano em uma ação inédita na cidade os animais dos moradores também serão abrigados durante a permanência de seu tutor no albergue municipal.

“Nós também estaremos acolhendo os cachorros dos moradores de rua. Preparamos algumas casinhas para que os cães também sejam acolhidos do frio”, informou o vereador. Betinho afirma que no momento o Centro de Acolhida, localizado na Rua Capitão Bernardes, no Centro de Limeira, está com mais de 70 camas preparadas para abrigar pessoas que precisem fugir do frio das ruas no período da noite. 

Outra alternativa, segundo o vereador, será o Ginásio Domingos de Felice, no Jardim Santo André, que poderá acolher pessoas em caso das vagas no albergue se esgotarem. “Caso necessite, vamos fazer o acolhimento lá”, diz Betinho, que visitou o local na companhia de uma equipe do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), do secretário de Segurança e Defesa Civil, Wagner Marchi, e do prefeito Mario Botion (PSD) com a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion.

A abordagem intensificada deve ser feita em parceria pelas equipes do Ceprosom, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Polícia Militar, contando com a presença de profissionais da área técnica, especializados no atendimento.

“É um público que tem uma resistência muito grande, uma vez que dentro do albergue não podem consumir álcool e drogas no abrigo”, pontua Betinho. “A maioria ainda resiste, mas a gente vai trabalhar bastante, estamos treinando as equipes para a abordagem, vamos mapear a cidade e percorrer tanto a área central como os bairros”, afirma. “Nesse momento o acolhimento é provisório, mas aquele que quiser mudar de vida também terá a oportunidade”, esclarece o vereador.

No albergue, os moradores de rua têm banheiro à disposição para tomarem banho, alimentação e cama com cobertor. “Essas pessoas serão tratadas com dignidade”, finaliza Betinho.

Por Roxane Regly

Fonte: Rápido no Ar

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.