Fundação de Amparo ao Meio Ambiente realiza operação para resgate de baleia em Bombinhas, SC

Fundação de Amparo ao Meio Ambiente realiza operação para resgate de baleia em Bombinhas, SC
Baleia foi encontrada morta no mar de Bombinhas. (Fotos: Prefeitura de Bombinhas/Divulgação)

A Famabi (Fundação de Amparo ao Meio Ambiente) de Bombinhas foi acionada na terça-feira (8) pela manhã para a retirada de uma baleia Minke que foi encontrada morta no mar da praia de Bombinhas, na direção da praia do Embrulho. O animal já estava em estado avançado de decomposição, segundo a fundação, provavelmente morreu cerca de cinco dias antes do resgate.

A baleira era um macho jovem e media 6,60m de comprimento. A equipe da Famab teve a ajuda do barco dos Piratas e da embarcação da operadora Submarine que auxiliaram no reboque até a areia da praia onde a equipe de Resgate de Animais Marinhos da Univali realizou as análises necessárias.

De forma preliminar, os agentes da Universidade constataram que o animal estava magro, apesar de muito inchado devido à decomposição, no intestino não havia comida nem lixo. Não havia lesões externas ou marca de rede de pesca. Somente depois de pesquisas no laboratório da instituição poderão divulgar a causa da morte.

A Famab interditou o local durante todo o procedimento para garantir as condições do serviço de análise e a segurança das pessoas que estavam na praia.

A baleia foi rebocada até a areia com ajuda de embarcações locais.
A baleia foi rebocada até a areia com ajuda de embarcações locais.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.